FMCG Novos Produtos Vinhos

Esporão promove aliança entre vinho e arte

Por a 12 de Outubro de 2010 as 14:26

O Esporão apresenta as novas colheitas de “Esporão Private Selection Branco” 2009, “Esporão Private Selection Tinto” 2007, “Esporão Reserva Tinto” 2008 e “Esporão Reserva Branco” 2009, com rótulos da artista plástica Joana Vasconcelos, numa aliança entre o vinho e arte.

Desde 1985, ano da primeira colheita de Esporão, mais de 24 artistas deram o seu contributo para os rótulos deste vinho intimamente ligado às artes: António Ole, Armando Alves, Artur Bual, Costa Pinheiro, Dórdio Gomes, Gabriel e Gilberto Colaço, Graça Morais, Guilherme Parente, João Hogan, José de Guimarães, José Manuel Rodrigues, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Júlio Pomar, Júlio Resende, Luís Pinto Coelho, Manuel Cargaleiro, Mestre Isabelino, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Pedro Proença e Rubens Gerschman.

Da vasta produção cerâmica de Rafael Bordalo Pinheiro, a artista Joana Vasconcelos inspirou-se na representação naturalista de alguns animais da fauna portuguesa como, por exemplo, sardão, cobra, sapo e touro que são revestidos por uma malha em croché.

O ”Esporão Private Selection Branco” 2009, produzido a partir das castas

Semillon, Marsanne e Roussanne, sob a orientação dos enólogos David Baverstock e Sandra Alves, está disponível no mercado com um preço recomendado entre os entre os 22 e os 24 euros.

O “Esporão Private Selection Tinto” 2007 produzido sob a orientação de David Baverstock e Luís Patrão a partir maioritariamente das castas Alicante Bouschet e Aragonês, estagiou estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês. Após o engarrafamento seguiram-se mais 18 meses de estágio em garrafa de 750ml que têm um preço recomendado entre os entre 35 e os 40 euros.

O outro tinto – “Esporão Reserva Tinto” 2008 -, fruto das colheitas de 2008 e produzido sob a orientação de David Baverstock e Luís Patrão, a partir das castas Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, estagiou 12 meses em barricas de carvalho americano 70% e francês 30%. Após o engarrafamento seguiram-se mais 12 meses de estágio em garrafa. Disponível no mercado já a partir de Novembro, tem um seu preço recomendado entre os 15 e os 17 euros.

Finalmente, o “Esporão Reserva Branco 2009”, produzido a partir das castas autóctones, Antão Vaz, Arinto e Roupeiro, fermentou com temperaturas controladas em cubas de inox e em barricas novas de carvalho americano e francês, com estágio sobre as borras finas. O “Esporão Reserva Branco” estará disponível no mercado no início de 2011 com um preço recomendado entre os 9 e os 11 euros.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *