Distribuição

Sociedade Ponto Verde desafio para reciclagem de vidro

Por a 11 de Outubro de 2010 as 15:31

Até 10 de Novembro, a Sociedade Ponto Verde (SPV) promove uma acção que visa contribuir para o aumento da reciclagem de vidro, iniciando-se a acção no supermercado, local de compra da maioria das embalagens. Assim, 345 lojas da cadeia Pingo Doce servem de palco para o arranque da campanha que segue depois para o ecoponto.

No âmbito desta iniciativa, os consumidores que adquirirem embalagens de vidro recebem de imediato, na caixa do supermercado, um descapsulador como brinde e um folheto com informação sobre toda a campanha e também com indicações práticas e úteis como: o que separar para reciclar, em que se transformam as embalagens de vidro recicladas e outras curiosidades do vidro. A título de exemplo, praticamente todo o vidro de embalagem que é produzido, como garrafas, boiões e frascos, incorpora total ou parcialmente vidro reciclado.

Reforçando a mensagem da acção, os lineares das lojas aderentes à campanha estarão decorados de forma a chamar a atenção para a importância da reciclagem. “O vidro é o material que se encontra mais longe das metas a atingir em 2011, razão que nos levou a optar pela realização de iniciativas que chamem a atenção para a necessidade e importância de aumentar as quantidades deste material enviadas para reciclagem”, salienta Luís Veiga Martins, director-geral da Sociedade Ponto Verde.

Luís Veiga Martins acrescenta ainda que “a campanha que vai decorrer nos supermercados é uma forma divertida de recordar que cada vez que depositamos uma embalagem usada no ecoponto, como um boião de compota ou uma garrafa de azeite ou de vinho, recebemos em troca, através da sua reciclagem, novos produtos que poderão ser utilizados para outros fins”.

Até final de 2011, a SPV, entidade que tem a responsabilidade de gerir e encaminhar os resíduos de embalagens para reciclagem em Portugal, deverá reciclar um mínimo de 60% da totalidade do vidro que lhe é declarado. No final de 2009, esta percentagem situava-se nos 45% (cerca de 181.000 toneladas).

A campanha para a reciclagem de vidro não se resume, contudo, à distribuição. A SPV está a desenvolver durante mais dois meses, a campanha “Apanhados no ecoponto”, período em que a SPV terá uma equipa no terreno que vai “apanhar” os donos e funcionários dos cafés/restaurantes a depositarem as embalagens usadas de vidro no ecoponto. A pessoa encontrada a depositar correctamente os resíduos de embalagens de vidro recebe de imediato uma máquina fotográfica digital e mangas refrigeradoras para garrafas para o seu estabelecimento.

4 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *