FMCG Marcas

FAO prevê carne de vaca como um luxo em 2050

Por a 7 de Outubro de 2010 as 11:52

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) prognosticou recentemente que a carne de vaca será um produto de luxo em todo o mundo no ano 2050 como consequência do aumento dos custos de produção.

“Os recursos necessários para a produção de bife chegarão a ser três, quatro ou cinco vezes superiores ao da carne de porco e frango”, admitiu Henning Steinfeld, coordenador principal de ganadaria, meio ambiente e iniciativa de desenvolvimento da FAO, numa conferência de imprensa durante o XVIII Congresso Mundial da Carne, realizado em Buenos Aires (Argentina).

O responsável da FAO adiantou ainda que a carne de vaca deixará de ser um “produto de massas” porque não será possível sustentar o aumento da população mundial, que deverá chegar aos 9 mil milhões de habitantes em 2050, ou seja, mais 3 mil milhões que na actualidade. Além disso, o aumento da população mundial trará, também, o aumento do consumo de carne, estimando-se que duplicará nos próximos 40 anos.

Neste sentido, Steinfeld considerou que com o aumento do consumo, o preço da carne disparará, convertendo-se num produto para as classes mais altas, ironizando mesmo que a carne de vaca poderá ser considerada “o caviar do futuro”.

O especialista da FAO assinalou, também, eu os países em desenvolvimento consumirão o dobro da carne que as nações mais ricas, dando como exemplo os EUA onde se verifica “uma baixa no consumo de carne”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *