Wal-Mart oferece 3,2 mil milhões por concorrente sul-africano
O maior retalhista do mundo quer expandir-se no continente africano. Para isso, nada melhor que comprar o líder do retalho em África: Massmart. A oferta está nos 3,2 mil milhões de euros.

Victor Jorge
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A norte-americana Wal-Mart anunciou recentemente a oferta de compra pela cadeia de retalho sul-africana Massmart por 29,8 mil milhões de randes (cerca de 3,2 mil milhões de euros).
A cadeia sul-africana, que possui 290 lojas em 13 países do continente e está sedeada em Joanesburgo, é o maior retalhista em África, avançando o vice-presidente executivo do maior retalhista do mundo, Andy Bond, que o mercado sul-africano “oferece boas perspectivas de crescimento para a Wal-Mart e uma plataforma de crescimento em outros países africanos”. O CEO da Massmart, Grant Pattison, reconheceu, por sua vez, que “o interesse da Wal-Mart representa um voto de confiança na África do Sul, bem como na Massmart e nos seus funcionários”.
Doug McMillon, president e CEO of Wal-Mart International, admitiu que a “missão da Wal-Mart é fazer as pessoas poupar dinheiro, de modo a poderem viver melhores vidas. Acreditamos que esta proposta de compra é uma grande oportunidadepara concretizar esta missão nas mais diversas regiões de África”.
Na realidade, a Massmart é a cadeia de retalho que mais se aproxima do líder do retalho mundial, detendo pontos de venda muito diversificados, correspondendo 50% das receitas ao negócio alimentar e bebidas, 40% de produtos gerais e os restantes 10% de artigos de casa, jardim e bricolage, possuindo o retalhista sul-africano insígnias como Game, Makro, Dion Wired, Jumbo, Builders Warehouse, Shield e Builders Express.