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Amanhã no Hipersuper: “As MDD não são uma ameaça, são um despertar para a realidade”

Por a 28 de Setembro de 2010 as 21:00

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destaque para a entrevista a Margarida Vieira, Head of Brand Building Savoury, e Vincent Weijers, Director-geral de Marketing in Home da Unilever, que nos falaram da nova estratégia para os caldos Knorr Natura.

A conversa não se conteve, contudo, aos caldos Knorr e percorreu um pouco por toda a categoria e mercado português, salientando o responsável pelo Marketing in Home da Unilever que as “MDD não são uma ameaça, são um despertar para a realidade”.

Certo é que Vincent Weijers só liga a dois números: “um, a taxa de desemprego; dois, a confiança do consumidor”. E porquê? Porque para ele “são estes dois os únicos que prognosticam o comportamento do consumidor”.

No “Retalho”, destaque para a análise da Barclays Capital (BarCap) que analisou o retalho alimentar em Portugal, concluindo que os cinco principais players dominam 51% do mercado. A liderança pertence ao grupo Sonae, com uma quota de 15%, seguido pela Jerónimo Martins, Mosqueteiros, Auchan e Lidl. A análise da BarCap indica, também, que o grau de concentração do retalho alimentar português ainda está longe da média europeia, visto a taxa nos mercados mais desenvolvidos, ou seja, Norte da Europa, ronda os 70 a 75%.

Para fechar o “Retalho”, entrevistámos a responsável por uma das novas insígnias da Sonae MC: Continente Ice. Helena Martins garantiu-nos que, depois de Campo de Ourique, a nova loja especializada em ultracongelados terá mais uma loja em Lisboa e duas no Porto até ao final do ano.

Na “Produção”, além da entrevista aos responsáveis da Unilever, trazemos a análise da Kantar Worldpanel ao mercado das “Natas”, na qual a consultora revela que a categoria não só perdeu compradores, como os lares que compraram, adquiriram menos e mais barato.

Novidade na “Produção” foi também o rebranding da marca Royal. Entrevistámos Avelino Figueiredo, Brand Manager Desserts&Beverages, e Mafalda Semedo, Assistant Brand Manager Grocery, da Kraft Foods Portugal que nos explicaram quais os objectivos para a nova imagem de Royal.

Na “Logística”, analisamos o mercado de paletes e contentores, onde de madeira ou plástico, se tornaram um dos pilares da cadeia de abastecimento.

Isto tudo além dos artigos de opinião: “Proteger em nome do ambiente”, de Javier Huelamo (Checkpoint); “Inovação não é só para idiotas – A armadilha da ideia”, de Pedro Fernandes (Edigma); e “A importância do perfil pessoal na melhoria das perspectivas profissionais”, de Pedro Nunes (Hays).

Boas leituras!

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