Emprego & Formação FMCG Marcas

Formação em rotulagem e publicidade dos géneros alimentícios

Por a 2 de Setembro de 2010 as 14:36

A Federação das Industriais Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) vai realizar dois cursos de formação dedicados à temática da “Rotulagem e Publicidade dos Géneros Alimentícios”.

Segundo a federação, “a rotulagem dos géneros alimentícios, enquanto principal elo de ligação entre o consumidor e os produtos, deve ser clara, proporcional e não discriminatória. No entanto, as constantes alterações que a legislação sobre rotulagem tem vindo a sofrer não tem de modo algum simplificado estas matérias, tornando-se cada vez mais imperativa a sua reorganização. As mais recentes alterações neste âmbito visam uma rotulagem mais pormenorizada no sentido de reforçar a informação do consumidor, designadamente melhorando as regras relativas à natureza e às características do produto”.

Assim, no final do curso de formação – a realizar em Lisboa (14 e 15 de Setembro) e no Porto (21 e 22 de Setembro) – os formandos deverão ser capazes de identificar as exigências legais em vigor por força da legislação horizontal; identificar as várias possibilidades e as vantagens associadas à rotulagem voluntária e desenvolver um conjunto de exercícios práticos que abordem casos concretos de interpretações menos claras no âmbito da rotulagem obrigatória.

De referir ainda que a formação estará a cargo de António Sardon Cabrera, licenciado em Engenharia Química Industrial pelo IST. O seu percurso inclui 30 anos ao serviço da FIMA/Lever na área alimentar, tendo chegado a director Fabril, professor na pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, na Universidade Lusófona e auditor da Qualidade pelo ISQ. Durante 6 anos foi coordenador do grupo de trabalho de Regulamentação Alimentar e Política de Consumidores, da FIPA e durante igual período de tempo foi representante nacional nos comités de legislação e política alimentares na Confederação das Indústrias Agro-Alimentares da UE.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *