Amanhã no Hipersuper: Os horários das grandes superfícies
Amanhã no Hipersuper: os horários na distribuição moderna, mercado das Conservas e Enlatados, entrevistas a director de Marketing da GL e director de Negócios da Unicer Vinhos, análise Kantar Worldpanel (Frutas e Legumes) e Conselho dos Notáveis.
![Victor Jorge](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Victor Jorge
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Neste número destacamos o artigo relativamente à mais recente decisão do Governo no que diz respeito aos horários das grandes superfícies comerciais. Foi no dia 22 de Julho de 2010 que o Conselho de Ministros tomou a decisão alargar os horários das superfícies comerciais com mais de 2.000 m2 para entre as 6 e as 24 horas todos os dias da semana, ou seja, domingos e feriados incluídos.
Na opinião do ministro da Economia, Vieira da Silva, termina uma “excepção que não tem racionalidade ou razão de ser” e “facilita a vida dos cidadãos”.
Como esperado houve de imediato reacções favoráveis e outras contra esta decisão que deixa às câmaras municipais o ónus de autorizar a aberturas destas grandes superfícies entre as 6 e 24 horas. APED congratulou-se por, finalmente, ver uma reivindicação antiga ser aprovada, enquanto a CCP critica esta decisão, admitindo que vai ter profundas implicações no tecido económico e empresarial do País.
Na “Produção”, analisamos o mercado das Conservas&Enlatados, uma das mais fortes indústrias portuguesas nos palcos internacionais. A produção de conservas de peixe em Portugal atinge 50 mil toneladas por ano, sendo que cerca de 60% das latas destinam-se ao mercado externos.
Também na “Produção”, entrevistámos Miguel Rita, director de Marketing da GL, que, após o novo lançamento da marca So Natural, confidenciou ao Jornal Hipersuper que “isto é fruta à colher. Os outros estão no mercado dos produtos esterilizados e derivados”. Certo é que a GL quer tornar a marca numa referência no segmento de produtos de fruta.
Para fechar “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado das “Frutas&Legumes”, salientando que a diminuição do preço médio por quilo estimulou o consumo destas duas categorias, ajudado ainda pelo reforço do consumo dentro dos lares portugueses.
“Nos Vinhos”, entrevistámos Bruno Albuquerque e Mário Machado, director de Negócios e enólogo da Unicer, respectivamente. Após várias “ameaças” que davam conta de um negócio desinteressante e mesmo uma possível venda, a Unicer fez a sua análise do negócio, concluindo Bruno Albuquerque que “os vinhos geram margens interessantes”.
Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com o pagamento de portagens nas SCUT, a nova taxa do IVA, o e-commerce de produtos alimentares, a detecção da existência de práticas abusivas no sector da distribuição por parte da Comissão Europeia, o mais recente estudo da A.T. Kearney que dá conta de que ainda existe potencial de crescimento na distribuição organizada em Portugal e, finalmente, a apresentação de uma nova entidade destinada à promoção internacional de frutas, legumes e flores.
Isto tudo além dos artigos de opinião: “De produtos brancos a marcas d o distribuidor”, de Duarte Xara Brasil (ESCE); “Os terroirs, as castas e o marketing na região do Tejo”, de José Pinto Gaspar (CVR Tejo), e “Especialização vs Polivalência – Um equilíbrio dinâmico”, de Nancy Almeida (Hays).
Esta é a última edição do Jornal Hipersuper antes das férias de Verão. A próxima edição em papel estará de regresso a 2 de Setembro de 2010, mas a newsletter diária estará de volta a 17 de Agosto.
Boas leituras e boas férias!