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Grupo Cortefiel baixa vendas e lança loja online da Springfield

Por a 19 de Julho de 2010 as 13:17

O grupo Cortefiel registou uma quebra de 9,3% nas receitas de exercício de 2009, face ao ano anterior, totalizando 955 milhões de euros, apontando a contracção do consumo devido à crise como principal razão. O grupo espanhol, que em Fevereiro de 2010 contava com 1.593 lojas das insígnias Cortefiel, Springfield, Pedro del Hierro e Women´s Secret, em 57 países (1.318 lojas na Europa, 144 no Médio Oriente e África, 78 na América e 53 na Ásia e Oceânia), revela que a Springfield foi a marca que maior peso teve na facturação global, representando cerca de 39% com 377 milhões de euros.

De resto, esta insígnia é a maior do grupo espanhol com 693 pontos de venda, tendo inaugurado 65 lojas, em 2009, prevendo, em 2010, mais 70 novas aberturas, avançou o director-geral da Springfield, Luis González Herrero, à agência Europa Press durante a apresentação da loja online da marca.

O grupo têxtil reforça, assim, a sua aposta na World Wide Web com esta cadeia de moda jovem, estimando que este canal gere cerca de 6% da facturação do grupo num prazo de quatro anos.

O grupo controlado pelos fundos CVC, PAI Partners e Permira já opera na Internet desde 200 com a insígnia Women Secret, marca tem vindo a registar um crescimento anual nas vendas na ordem dos 50%, preparando-se o grupo para o lançamento online das restantes marcas (Cortefiel e Pedro del Hierro).

A loja online da Springfield terá o seu início em Espanha, mas Luis González Herrero revelou a expansão da cobertura online para os próximos meses para o Reino Unido, França e Portugal.

Este lançamento virtual vem, de certa forma, responder à presença da concorrência Mango e El Corte Inglés no canal online, estando prevista para 2 de Setembro – coincidindo com a campanha Outono/Inverno – o lançamento da Zara online.

Segundo um estudo sobre o consumidor online, realizado pela ISEM Fashion Business School, em colaboração com a Cortefiel, cerca de 48% dos espanhóis já compraram um artigo na Internet e 7% fazem-no habitualmente.

González Herrero descartou, à Europa Press, a possibilidade de a aposta online “canibalizar” as lojas físicas, considerando que “esta darão mais visibilidade à marca”, reforçando a directora de e-commerce do grupo, Patricia Benito, que o estudo da ISEM revela que as vendas online na Europa alcançaram, em 2009, os 62 mil milhões de euros.

De referir ainda que Ezequiel Szafir, director-geral do grupo Cortefiel, revelara recentemente que o ano de 2010 “não vai ser mau para a companhia”, apontando a diversificação geográfica e de formatos como causas para esta performance.

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