Solan de Cabras entra na Auchan
A marca de água engarrafada mais antiga de Espanha, a Solan de Cabras, está apostada em alargar a distribuição em Portugal e conferir novo fôlego ao plano de internacionalização, que inclui, além do mercado nacional, os Emirados Árabes Unidos.

Rita Gonçalves
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
Encontro da FENAZEITES vai debater os problemas urgentes do setor olivícola
Luís Matos Martins é o novo diretor-geral da Pisabell
A marca de água mineral natural mais antiga de Espanha quer aumentar a distribuição em Portugal
A marca de água engarrafada mais antiga de Espanha, a Solan de Cabras, está apostada em alargar a distribuição em Portugal e conferir novo fôlego ao plano de internacionalização, que inclui, além do mercado nacional, os Emirados Árabes Unidos.
Presente em Portugal na cadeia de cafetarias Starbucks e nos armazéns El Corte Inglés, a marca, que desde 2001 pertence ao Grupo Osborne, vai entrar em cinco lojas do grupo de distribuição Auchan, revelou ao Hipersuper Eduardo Días Ramos, director comercial da Solan de Cabras.
A água é proveniente de uma única nascente, localizada em Beteta, uma zona serrana perto de Madrid. A impermeabilidade, densidade e composição mineral do aquífero, são o segredo desta água mineral natural, homogénea, suave e fina no paladar.
A marca de água documentada mais antiga de Espanha, o primeiro registo remonta a 1790, pertence actualmente à Osborne, empresa familiar 100% capitais espanhóis, mais conhecida em Portugal pelos activos no sector dos vinhos e pela emblemática figura do toiro que carimba a paisagem de numerosas auto-estradas em Espanha.
Nos primeiros anos de vida, a marca era comercializada em exclusivo nas farmácias. O actual posicionamento Gourmet advém precisamente da recuperação desse estatuto de água medicinal. “Os consumidores percepcionam a marca como uma água medicinal de elevada gama”, explica Eduardo Días Ramos.
Por isso, para consolidar a construção da marca, a Solan de Cabras “comunica glamour” sem recorrer a mediáticas campanhas de publicidade em televisão mas associando-se a eventos de luxo. “A marca é, por exemplo, a água oficial do Real Madrid e, por isso, conhecida em todo o Mundo”.
Osborne e Sumol/Compal
A Solan de Cabras é, apesar de ocupar a quinta posição do mercado espanhol em volume, a segunda maior marca em valor. No ano passado, vendeu 168 milhões de litros e alcançou uma facturação de 54 milhões de euros.
“Apesar da inferior rotatividade em relação às marcas líderes em vendas, temos espaços nos lineares”, assegura o director comercial da empresa. O exclusivo design da garrafa e a cor azul forte, que não passam despercebidos mesmos aos olhos do consumidor mais distraído, não são certamente alheios a esta presença assídua na distribuição.
A empresa do Grupo Osborne vai lançar brevemente em Espanha a marca de sumos Bisolan. “Vai estar disponível em cinco sabores e trata-se de um refresco feito com a água natural da Solan de Cabras”.
Na calha está ainda o lançamento em 2011 de uma referência de água com gás, uma lacuna “estratégica” no portefólio do grupo que só “agora faz sentido lançar, porque em Espanha o consumo de água gaseificada é residual”.
Mas, as relações comerciais entre Portugal e Espanha não seguem apenas num sentido. A Osborne estabeleceu há três anos uma joint-venture com a lusa Sumol/Compal para abastecer o mercado espanhol com novos produtos. A empresa portuguesa fabrica algumas referências das marcas Compal e Essencial e o grupo espanhol distribui um pouco por todo o território espanhol. “Uma parceria de sucesso para continuar”, ressalva Eduardo Días Ramos.