Destaque FMCG Marcas

Tate&Lyle vende negócio de açúcar por 256 milhões

Por a 2 de Julho de 2010 as 15:01

A Tate&Lyle anunciou recentemente um acordo de venda da sua operação de refinação de açúcar – EU Sugar (EUS) – à American Sugar Refining, Inc. pelo valor de 211 milhões de libras (cerca de 256 milhões de euros) em dinheiro.

A Tate&Lyle já tinha anunciado em Maio último a intenção de “focar-se, fixar-se e fazer crescer o seu negócio”. Em comunicado, a companhia refere que este anúncio é “consistente com essas intenções e resulta num negócio mais focado e menos volátil, bem como numa plataforma sólida para conseguir crescimentos sustentados a longo-prazo nos ingredientes alimentares e industriais”.

A EUS possui refinarias de cana de açúcar em Londres (Reino Unido) e Lisboa (Portugal), tendo, no ano terminado a 31 de Março de 2010, obtido vendas no valor de 689 milhões de libras (cerca de 837 milhões de euros).

A conclusão desta transacção, que está condicionada pela autorização da Autoridade da Concorrência portuguesa, deverá acontecer dentro dos próximos dois meses.

Javed Ahmed, CEO da Tate&Lyle, refere no comunicado, que “a refinação de açúcar gozou de grande história dentro da Tate&Lyle, mas acreditamos que os interesses deste negócio e seus funcionários estão agora mais bem servidos ao serem absorvidos por uma companhia que te a refinação de açúcar como negócio core”.

O responsável máximo pela companhia britânica salienta que a prioridade da Tate&Lyle está agora virada para “o crescimento nos negócios de ingredientes alimentares especializados, suportado pela geração de valor nos ingredientes industriais. Esta venda permitir-nos-á concentrar os nossos recursos na obtenção dos objectivos estratégicos onde estamos focados e criar crescimento”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *