Distribuição

Democratização do hard discount.

Por a 21 de Junho de 2010 as 11:41

A crise e a procura da melhor relação qualidade/preço impulsionaram o crescimento das marcas discount em toda a Europa, esta foi a principal conclusão do Observador Cetelem que este ano analisa o comportamento dos consumidores europeus, estabelecendo um paralelismo entre um antes e um pós crise, concluindo a existência de um consumidor menos preconceituoso e “descomplexado” no que se refere a produtos e serviços discount e low-cost.

Em Itália, por exemplo, os discounters, como as cadeias Shop Prezzofisso, Eurocity e outras lojas a um euro, florescem e apresentam crescimentos de dois dígitos. No Reino Unido, existem agora cerca de 1 500 lojas discount (de entre as quais as cadeias 99p e Poundland), ou seja, mais 60% do que há dois anos atrás. A Alemanha é o país europeu mais avançado na matéria: o hard discount é o primeiro formato da distribuição alimentar, registando todos os anos um crescimento de 10% do seu volume de negócios e representando actualmente 40% das vendas alimentares totais.

“Este é um fenómeno que representa um verdadeiro ‘descomplexo’ dos produtos discount e low-cost”, salienta o Observador Cetelem. “É neste contexto de mudança que se começa a verificar a democratização do hard discount junto de novas categorias de clientelas, seduzindo inicialmente, sobretudo, estudantes e donas de casa, as marcas de hard discount alargam-se actualmente a quadros, dirigentes ou profissões liberais”.

Colocando de parte a questão do status, mais de metade das famílias britânicas mais ricas comprariam, neste momento, produtos discount, não existindo nada que indique uma modificação deste hábito depois da crise. “As marcas ‘a menos de 1£’ já se aperceberam disso e implantam-se cada vez mais nos bairros chiques de Cambridge ou de Oxford, por exemplo, sinal de uma verdadeira democratização do hard discount”, conclui a análise da Cetelem.

4 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *