Distribuição

Vendas no retalho norte-americano caem 1,2%

Por a 14 de Junho de 2010 as 12:40

As vendas no retalho norte-americano caíram inesperadamente em Maio, à medida que os consumidores diminuíram os seus gastos com produtos como carros e roupas. Segundo o Departamento de Comércio dos EUA, as vendas no retalho registaram uma quebra de 1,2% em Maio, contrariando, assim, a previsão dos economistas, que admitiam uma subida de 0,2%.

De registar que esta quebra registada no volume de vendas do retalho norte-americano foi a maior e a primeiro desde Setembro de 2009, altura em que a queda foi de 2,2%.

Os dados referentes ao mês de Abril foram revistos e mostram, agora, um aumento de 0,6%, melhor do que a estimativa de evolução anterior de 0,4%.

Excluindo o segmento de automóveis, todas as outras vendas no retalho norte-americano diminuíram 1,1% em Maio, depois de terem subido 0,6% em Abril. O Departamento do Comércio dos EUA indica que as vendas de automóveis e peças caíram 1,7% em Maio e que a venda de combustíveis registou recuo de 3,3% no passado mês de Maio. Excluindo vendas de automóveis e combustíveis, as vendas no retalho caíram 0,8%, a maior quebra registada desde de Março de 2009 quando desceu 1%.

Os dados indicam ainda que as vendas de roupa caíram 1,3%, enquanto os materiais de construção e produtos de jardinagem tiveram o maior decréscimo, caindo 9,3%.

Em contraponto, as vendas de móveis subiram 1%, enquanto os aparelhos electrónicos e domésticos aumentaram 0,6%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *