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EuroCommerce atribui crescimento das marcas próprias ao desinteresse da indústria

Por a 14 de Junho de 2010 as 13:17

O EuroCommerce, entidade que representa os sectores da distribuição, grossistas e comércio internacional, admitiu recentemente que “o crescimento da marca própria se deve à falta de interesse da indústria ao não ir ao encontro das exigências dos consumidores”.

O secretário-geral da entidade que agrupa as grande cadeias de super e hipermercados europeus, Xavier Durieu, referiu ao diário espanhol CincoDías, que o incremento dos produtos de marca própria nos lineares dos estabelecimentos comerciais se deve “a um aumento da procura por produtos mais económicos, mas de qualidade e que a indústria não atende, de modo que tem de ser a distribuição a suprimir essa ausência”.

Durieu respondeu ainda à polémica gerada, por exemplo, em Espanha, com a retirada de determinadas marcas por parte de algumas cadeia, especialmente pela Mercadona, por falta de vendas: “isto é um negócio. Se um produto não cumpre as expectativas de venda, não há nenhum motivo para obrigar as empresas de distribuição a manter esse mesmo produto”, negando, igualmente, que os consumidores estão a perder poder de escolha.

Sobre a pressão que alguns fornecedores denunciaram, por causa da limitação da concorrência que uma grande cadeia retalhista pode impor devido à não comercialização de determinadas marcas, o secretário-geral do EuroCommerce concluiu que “nalguns países há mais concentração na oferta de determinados produtos, como os refrigerantes, cervejas ou pizzas, do que no sector da distribuição”.

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