FMCG Marcas

Tetra Pak reduz tempo de tratamento asséptico de leite

Por a 8 de Junho de 2010 as 15:19

A Tetra Pak lançou a nova tecnologia OneStep para o tratamento asséptico de leite.

A solução faz parte do conceito Tetra Lactenso Aseptic e incorpora todas as etapas de produção asséptica de leite num único processo, eficiente e rápido.

A tecnologia combina o aquecimento, a separação e a estandardização do leite num único passo, simplificado e acelerando o processo de produção.

Elimina ainda a necessidade de pasteurização, pré-tratamento e armazenagem intermédia.

“Numa única etapa, o leite em natureza é pré-aquecido, clarificado, separado, estandardizado e homogeneizado antes de ser sujeito ao tratamento UHT e transferido para dois tanques assépticos de armazenagem”.

Tudo isto permite “reduzir o tempo de tratamento, que actualmente pode levar até dois dias, para apenas algumas horas, e diminui os custos operacionais até 50% quando comparado com as soluções convencionais”, explica a empresa em comunicado.

A tecnologia OneStep também incorpora armazenagem asséptica, “o que permite um processo de tratamento UHT completamente automatizado e contínuo, com menor número de etapas de processamento e menores volumes de produto em linha”.

A nova solução promete ainda diminuir o consumo de água e energia até 35% e “reduz a produção de resíduos e de efluentes em 60% devido à maior precisão no uso de químicos de limpeza dos equipamentos (CIP – Cleaning in Place)”.

A empresa estima-se que estas economias “reduzam a pegada de carbono do processo de produção em cerca de 40%. Além disso, a linearidade do processo reduz as perdas de produto até 30% em comparação com soluções UHT convencionais, o que se deve ao menor número de etapas no processo e à redução dos volumes de produto retidos na linha de produção”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *