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Greenpeace mantém Lidl na liderança do ranking

Por a 27 de Maio de 2010 as 13:54

A Greenpeace publicou recentemente o terceiro ranking dos supermercados e o Lidl mantém a liderança pelo terceiro ano consecutivo, desde a criação deste ranking. Com uma percentagem de 60%, que equivale ao nível laranja deste ranking, a cadeia alimentar alemã distingue-se nesta classificação, segundo a Greenpeace, “por ter dado passos concretos e seguros no sentido de excluir o pescado mais insustentável e favorecer as melhores práticas de pesca”.

A organização ambientalista sublinha ainda que o Lidl “é o único retalhista em Portugal que já adoptou um processo de decisão para o pescado que incorpora vários critérios da sustentabilidade, rastreabilidade a 100%, exclusão de zonas de pesca duvidosas, zero tolerância para o uso da OGM (Organismos Geneticamente Modificados), exclusão de viveiros dependentes de peixe selvagem para alimentação e minimização das capturas acidentais nas actividades de pesca.”

Cada vez mais empenhado em melhorar as suas práticas de comercialização de pescado, o Lidl tem descontinuado a venda de uma série de espécies de peixe (tubarões, espécies de profundidade, solhas, peixe-espada e peixes-vermelhos. Esta política é essencial para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas marinhos, sendo que o Lidl defende que não deve ser comercializados peixes ou crustáceos que constem na lista vermelha das espécies.”

A preocupação com o fim da pesca ilegal é uma das prioridades do Lidl no que concerne à política de compra e venda de peixe, sendo que este retalhista é, conforme revela a Greenpeace, dos “que têm demonstrado mais empenho no combate à pesca ilegal.

O Lidl incorporou na sua política a rastreabilidade do pescado até ao barco (para peixe selvagem) ou até ao viveiro de origem (para peixe de aquacultura), exigindo aos fornecedores documentos comprovativos de que o peixe é legal e foi capturado dentro das quotas definidas para a zona.”

Para Madalena Bettencourt e Silveira, directora de comunicação do Lidl, “esta liderança no ranking dos supermercados do Greenpeace representa para nós um reconhecimento do esforço diário que fazemos no sentido de oferecermos aos nossos clientes uma gama de pescado mais amiga do ambiente. A nossa subida anual no ranking é prova disso mesmo, do nosso compromisso e aposta numa política de pescado cada vez mais responsável. Com a nossa actual política de compra e venda de peixe pretendemos assim apoiar as melhores práticas de pesca e eliminar o pescado mais insustentável. Pretendemos, também alertar os nossos clientes para estas questões ambientais e chamar a sua atenção para a importância da implementação destas medidas que contribuem para preservar a vida dos oceanos.”

O que é o Ranking dos Supermercados?

O Ranking da Greenpeace analisa as práticas de compra e venda de peixe dos retalhistas segundo sete grupos de critérios de sustentabilidade. Nesta análise os supermercados são avaliados com uma percentagem de cumprimento destes 7 grupos de critérios:

  1. A existência de uma política de compra e venda de peixe sustentável e a sua robustez
  2. As medidas adoptadas para excluir o pescado vindo de práticas de pesca e aquacultura insustentáveis ou ilegais
  3. As medidas adoptadas para apoiar as práticas de pesca e aquacultura sustentáveis
  4. A política de rastreabilidade dos produtos de peixe
  5. A etiquetagem dos produtos de peixe
  6. A existência de espécies da Lista Vermelha da Greenpeace na gama do supermercado
  7. A transparência das políticas e a informação veiculada aos consumidores

Os supermercados são classificados com uma percentagem de cumprimento com estes critérios, desenvolvidos a partir das recomendações da Greenpeace para pesca e aquacultura sustentáveis e para comercialização de pescado, publicadas no seu site internacional. Estas recomendações seguem o Código de Conduta para a pesca responsável da FAO, adoptado em 2002 com o objectivo de restabelecer os stocks de peixe a nível global até 2015.

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