Destaque Ponto de Venda Tecnologia

Estudo: Empresários portugueses ignoram área da ciência

Por a 27 de Maio de 2010 as 9:50


A dificuldade nos contactos entre os cientistas e as empresas e instituições portuguesas continua a ser um entrave ao avanço de projectos científicos no nosso País.

Este é a principal conclusão de um projecto-piloto, que está a ser desenvolvido há três anos, pela ALTEC (Associação de Laserterapia e Tecnologias Afins).

Segundo o estudo, “existem em Portugal barreiras que impedem a normal relação entre a comunidade científica e as diversas empresas, que representam um entrave ao desenvolvimento e progresso de Portugal”.

A pesquisa reuniu 32 entidades (públicas e privadas) e teve como objectivo analisar a resposta das entidades à apresentação de projectos científicos.

A grande maioria das empresas/entidades não dão qualquer resposta à apreciação dos projectos (ou demoram mais de um ano em fazê-lo). Apenas duas das empresas em avaliação responderam à apresentação dos projectos em 48 horas.

A dificuldade em agendar reuniões, as múltiplas barreiras que os cientistas enfrentam até chegar à pessoa indicada, a indisponibilidade para responder ao candidato e a falta de resposta atempada ao projecto, são os principais obstáculos ao desenvolvimento cientifico no País.

“É preciso mudar a mentalidade de muitos investidores e empresários em Portugal que muitas vezes ignoram a área da ciência, deixando um enorme vazio na ideia de progresso e avanço tecnológico e científico. É preciso mostrar o caminho para um empreendedorismo que potencie as capacidades que temos nas mais diversas áreas da ciência”, sublinha o presidente da ALTEC, António Lúcio Baptista.

Para chamar a atenção do problema da falta de empreendedorismo científico em Portugal, a Associação criou o Prémio “ Open Mind”, que destaca indivíduos que demonstram ser capazes de avaliar rapidamente o interesse e viabilidade de um projecto científico.

Este ano, foi distinguido António Vieira, engenheiro e Director Executivo do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *