Destaque Distribuição

5 países concentram 80% do investimento em retalho na Europa

Por a 25 de Maio de 2010 as 9:20

O investimento directo em imobiliário de retalho na Europa no primeiro trimestre de 2010 totalizou 5,4 mil milhões de euros, mais do dobro do volume registado em igual período do ano passado.

Um total de 5 países europeus, a saber Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha, concentraram mais de 80% do total das transacções de retalho na Europa.

“Verificou-se uma forte recuperação da actividade de investimento em retalho durante o inicio do ano e Os investidores foram incentivados pela crescente disponibilidade de capital e uma melhoria nos mercados de financiamento, sustentados pela estabilização dos mercados ocupacionais”, explica Jeremy Eddy, Head de EMEA Retail Capital Markets.

“O foco em termos de produto, que inicialmente era muito dirigido a uma faixa restrita de activos prime e comércio de rua, está agora a alargar-se aos centros comerciais e esperamos que se verifique um interesse renovado no sector de retail parks e nos projectos mais tradicionais ancorados em hipermercados”, acrescenta.

Alemanha ultrapassa Reino Unido

A Alemanha sagrou-se o mercado mais activo no primeiro trimestre, com as transacções a totalizarem €2,3 mil milhões de euros, superando o Reino Unido (€1,4 biliões) pela primeira vez nos últimos 10 anos.

A Jones Lang LaSalle assessorou cerca de 50% das transacções de retalho (em volume) no 1º trimestre de 2010 na Europa Continental, incluindo a aquisição pela Corio do portfolio da Multi na Alemanha, Espanha e Portugal, a aquisição pela Union Investment do Alexa Shopping Centre em Berlim (Alemanha), e a aquisição pela Allianz do Allee Shopping Centre em Budapeste, na Hungria.

A análise da Europa Continental não considera os mercados do Reino Unido e Irlanda.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *