FMCG Vinhos

China prevê produzir 5 milhões de hectolitros de vinhos por ano na Mongólia

Por a 18 de Maio de 2010 as 10:04

A cidade de Bayan Nur, na região autónoma da Mongólia Interior (Norte da China) deverá ver construída uma unidade de produção de vinho no deserto de Ula Buh, prevendo as autoridades chinesas a produção de 5 milhões de hectolitros por ano.

Segundo os dados avançados pelas autoridades chinesas à imprensa local, está previsto uma área total de 26.667 hectares, com uma produção estimada em 600.000 toneladas de uva por ano.

A primeira fase deste projecto é a construção de uma área de prova de 13,33 hectares, cujos custos rondam os 1,4 milhões de ienes (cerca de 204.978 dólares, ou seja, 163 mil euros) com o objectivo de produzir testes.

Se a vindima desta área de testes for frutífera, o projecto planeado será desenvolvido, gerando cerca de 60.000 empregos e 160.000 milhões de ienes (cerca de 18 mil milhões de euros).

De referir que na China o vinho é relativamente pouco conhecido, embora comece a ver-se com cada vez mais frequência nos supermercados, restaurantes e lojas chinesas, sendo, contudo, ainda considerado um produto de luxo ou para gostos ocidentais.

Os vinhos franceses, italianos, australianos e chilenos são os mais conhecidos no país, sendo este país asiático o maior consumidor de vinho da região, embora o consumo per capita ainda seja muito reduzido, calculando-se em cerca de 0,97 litros por pessoa, cerca de um terço abaixo da média mundial.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *