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Sovena consolida estratégica e factura 767 milhões

Por a 13 de Maio de 2010 as 14:59

O grupo Sovena, actual N.º 2 a nível mundial no sector do azeite, registou no ano 2009 um EBIDTA de cerca de 41 milhões de euros, contra os 38,5 milhões de euros obtidos no exercício anterior, reflectindo esta performance do grupo português a solidez das estratégias implementadas em Portugal e nos países onde está presente. Já o volume de facturação do grupo ascendeu aos 767 milhões de euros.

Para António Simões, CEO do grupo português, “apesar da difícil conjuntura de 2009, a Sovena conseguiu alcançar resultados bastante positivos graças à estratégia de internacionalização adoptada à capacidade de inovação que permite responder aos novos hábitos dos consumidores e às relações de parceria estabelecidas. Para 2010 ambicionamos consolidar a nossa posição, aproximando-nos assim do nosso principal objectivo: levar o consumo do azeite a todo o mundo, permitindo aos consumidores uma alimentação mais saudável e saborosa”.

Posicionando-se, actualmente, como segundo maior operador de azeite do mundo com um volume que ascende a mais de 180 mil toneladas, a Sovena, detida pelo grupo Nutrinveste, a operação em território nacional corresponde a cerca de 20% da facturação total do grupo, estando os restantes 80% dispersos por países tão diferentes como Espanha, Estados Unidos, Brasil ou Angola.

Em Portugal, um mercado bastante competitivo e maduro, a Sovena reforçou a sua posição através do lançamento da nova tampa Pop-Up que permitiu que Oliveira da Serra, alcançasse a liderança com 20,3% de quota do mercado de lares

Já este ano, a Sovena deu início à construção de um lagar criado pelo arquitecto Bak Gordon e assinou o contrato de compra do Projecto Terra ao grupo SOS – que fez elevar a exploração agrícola do grupo a 57 herdades portuguesas e a um total de 10 mil hectares de olival. A Sovena consegue assim integrar toda a cadeia de valor do olival – produção, transformação e embalamento – e criar o maior projecto de olival do mundo que irá permitir ao Grupo aumentar a sua auto-suficiência e reforçar a aposta na agricultura nacional.

Com o mercado internacional a corresponder a cerca de 80% das receitas globais do grupo, encontrando-se a multinacional portuguesa em mais de 70 países, a operação externa é liderada pelo mercado espanhol, seguido dos EUA, Brasil e Tunísia.

No mercado espanhol, onde está presente desde 2001, a Sovena tornou-se, pela primeira vez, em 2009, a empresa líder pelo volume de azeite embalado e viu ser consolidada, pelo 4.º ano consecutivo, a posição de primeira empresa exportadora de azeite. No país vizinha, a companhia portuguesa é responsável pelo fabrico de marcas próprias de azeite e óleo da cadeia de retalho Mercadona – Hacendado -, comercializando, igualmente, as marcas Fontasol e Fontoliva.

Do outro lado do Atlântico, presente há cerca de sete ano no Brasil através da marca Andorinha, a Sovena consolidou, em 2009, a posição de 2.º player. De resto, o Brasil é um mercado muito importante pelo potencial de crescimento que apresenta (mais de 130 milhões de consumidores) e pelos novos hábitos alimentares dos brasileiros.

Mais a Norte, os EUA “têm sido e serão”, segundo a companhia portuguesa, “um mercado estratégico para o crescimento da Sovena pelo facto de ser o país não produtor com maior consumo de azeite”. Em 2009, a Sovena realizou naquele país uma facturação de quase 200 milhões de dólares (cerca de 158 milhões de euros), tendo inaugurado, em Setembro de 2008, uma nova fábrica que abastece essencialmente o mercado norte-americano, embalando a empresa azeite para os principais clientes americanos do retalho e foodservice.

No entanto, e porque o objectivo é continuar a crescer naquele mercado, a Sovena lançou uma nova marca de azeite – a Olivari – criada especialmente a pensar nos consumidores norte-americanos.

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