Opinião

Os estilos sociais como fenómeno global

Por a 6 de Maio de 2010 as 12:39

Para fazer face à competitividade e saturação de mercado, cada vez mais as organizações recorrem a estratégias globais para desenvolverem e expandirem o seu negócio e área de actuação.

Na tentativa de criar uma estrutura global, muitas organizações perdem negócios devido a aspectos culturais que são negligenciados, nomeadamente no que se refere às suas pessoas.

Para desenvolver produtos, serviços e estratégias que funcionem a nível global, as organizações necessitam de pessoas que possam operar com eficácia fora das suas fronteiras nacionais. Transformar as diferenças culturais em “mais valias” é o mote.

A elaboração de uma estratégia de comunicação global eficaz é fundamental, principalmente no que diz respeito às competências interculturais e interpessoais dos profissionais de vendas. Estes devem possuir uma excepcional capacidade de versatilidade interpessoal, de forma a adequarem o seu comportamento às necessidades, interesses e expectativas dos seus clientes.

De acordo com especialistas, cada um de nós tem um determinado estilo de comunicação – preferências distintas na forma de comunicar e interagir que influenciam as relações interpessoais. A compreensão e identificação dos estilos sociais de cada indivíduo, aliada a fortes conhecimentos negociais interculturais, permite uma maior versatilidade na interacção, melhora as relações de trabalho e fortalece relações coesas e orientadas para resultados.

As pessoas só compram com quem se sentem confortáveis, e profissionais de vendas com a capacidade de ajustarem o seu estilo de vendas ao estilo de compra do cliente, estão sem dúvida a conquistar uma vantagem competitiva. Os profissionais de vendas movem-se mais rapidamente e para além das suas diferenças, focando a sua atenção nos resultados finais.

Para fazer face a estas questões, ir além das diferenças culturais e conquistar uma mentalidade global que se traduza na melhoria da performance organizacional e maximize o investimento, uma solução eficaz passa por implementar nas organizações uma abordagem formativa que permita aos colaboradores compreender o que está por detrás das diferenças culturais e interpessoais e qual o seu impacto no negócio da organização.

O resultado é uma força de trabalho global e eficaz, capaz de se adequar às diferenças de pensamento, comportamento, e que consegue comunicar a nível global. O benefício para o seu negócio é uma equipa de colaboradores com performance elevada e o máximo de competitividade.

Daniela Vieira – Directora de Marketing e Inovação da Wilson Learning Portugal, [email protected]

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *