FMCG Marcas Opinião

Sabia que … A Biotecnologia verde tem benefícios reais para todos?

Por a 5 de Maio de 2010 as 13:52

Desde o início do cultivo de sementes geneticamente modificadas e com a introdução da Biotecnologia na actividade agrícola (em 1996 em todo o mundo), registaram-se muitos benefícios para os agricultores, consumidores, para a indústria e o meio ambiente. Este tipo de cultivos, que tem visto a maior inovação em alimentos que o homem desenvolveu para a sua alimentação, tem vantagens importantes que marcarão o futuro da nossa alimentação e do ambiente.

  • Em treze anos de experiências de cultivos biotecnológicos em todo o mundo foram servidas cerca de um bilhão de refeições a partir de produtos que contêm ingredientes geneticamente modificados;
  • A Biotecnologia contribui para que a agricultura seja uma actividade mais sustentável. Só em 2007 foram eliminadas cerca de 14,76 milhões de toneladas de gases, o que equivale a retirar de circulação 6,56 milhões de carros por ano;
  • De 1996 a 2007, os cultivos biotecnológicos têm permitido a redução do consumo de 359.000 toneladas de pesticidas, o que equivale a um comboio de mais de 100 km de largura carregado de pesticidas.
  • A Biotecnologia favorece a produção de mais com menos recursos. Desde o início dos cultivos biotecnológicos, já foram poupados 1.800 milhões de litros de combustível, o que corresponde a 72.000 camiões cisterna carregados de combustíveis que colocados em fila teriam uma extensão de 864 km.
  • Em 2008, 25 países em todo o mundo utilizam este tipo de cultivo entre eles: Alemanha, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Burkina-faso, Canadá, Chile, China, Colômbia, Egipto, Eslováquia, Espanha, Honduras, Índia, México, Paraguai, Filipinas, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, África do Sul, Uruguai e EUA;
  • Mais de 13 milhões de agricultores em todo o mundo cultivaram um total de 125 milhões de hectares durante 2008.
  • A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) afirmou que os cultivos geneticamente melhorados são um elo fundamental para a alimentação da população em todo o mundo em 2050. O avanço da biotecnologia verde irá contribuir para o aumento da produtividade dos cultivos e também facilitar a capacidade de adaptação destes cultivos a diferentes condições agroclimáticas.
  • 25 Prémios Nobel e mais de 3.400 cientistas de todo o mundo manifestaram o seu apoio à biotecnologia verde como uma “poderosa e segura” forma de melhorar a agricultura e o meio ambiente. Muitas organizações de todo o mundo têm apoiado a segurança tanto para as pessoas, como para o ambiente dos cultivos biotecnológicos tais como a Royal Society (UK), National Academy of Science (E.U.A), a organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a Comissão Europeia, a Academia Francesa de Medicina e a Associação Médica Americana.

O que dizem os especialistas:

“A aplicação da biotecnologia abre a porta para os agricultores desenvolverem uma agricultura mais sustentável para o ambiente, com benefícios importantes derivados da produtividade e da segurança dos nossos cultivos. A ciência por trás destas práticas contribui para criar verdadeiros avanços que permitem concretizar os maiores desafios da alimentação mundial”- afirma José Luis Romeo Martín, Presidente da Probio.

Artigo da autoria da Monsanto Agricultura

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *