Distribuição

IKEA elimina paletes de madeira da cadeia de abastecimento

Por a 5 de Maio de 2010 as 11:27

De acordo com o Planet Retail, o IKEA prepara-se para retirar por completo as paletes de madeira da sua cadeia de abastecimento, substituindo-as por placas de carregamento e paletes de papel, encontrando-se o retalhista durante um processo de implementação de um programa denominado “Optiledge”, cuja dimensão é de 4cm de espessura, 500 gramas de peso.

O Optiledge foi criado pelo próprio IKEA, vendendo-o a outras companhias através do Optilogistics, uma nova subsidiária do IKEA. Estas paletes são utilizadas uma única vez e depois recicladas para novas paletes ou produtos IKEA.

Numa primeira fase do projecto, iniciado em Setembro de 2009 a Agosto de 2010, o retalhista espera que 30% do total dos fornecimentos às suas lojas sejam feitos desta forma, sendo que actualmente, só acontece em 15 a 20% dos casos.

Numa segunda fase, que decorrerá de Setembro de 2010 a Outubro de 2011, o IKEA espera que 100%, tanto no fornecimento directo e indirecto, seja realizado desta forma. Apesar do forte investimento a efectuar pelo retalhista e seus fornecedores, o IKEA espera que esta nova solução seja significativamente mais barata no longo prazo quando comparada com a utilização de paletes de madeira, perspectivando obter lucros desta mudança ao fim de três anos.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *