Destaque FMCG Marcas

Amanhã no Hipersuper: Entrevista a Malte Dammann, General Manger da Mars Portugal

Por a 4 de Maio de 2010 as 21:00

Amanhã é dia de nova edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a entrevista ao General Manager da Mars Portugal, Malte Dammann. Na conversa com o responsável máximo pela operação nacional, depois do anúncio do lançamento, no Verão de 2010, de novos produtos – Mars e Snickers – com menos 40 a 45% de gorduras saturadas, Malte Dammann explicou que o objectivo principal é que “os nossos consumidores se sintam bem ao consumidor os nossos produtos e marcas”.

Garantindo que os produtos possuem o mesmo sabor, até porque “o tempo empregue na investigação e desenvolvimento levou a que conseguíssemos um produto absolutamente igual em termos de sabor”, Dammann salienta que o grande problema está “nas alterações drásticas dos estilos de vida actuais” e, por isso, a própria indústria decidiu promover um estilo mais saudável.

Admitindo que, “tal como em todas as indústrias, se existe tecnologia inovadora, a restante indústria copiá-la-a mais cedo ou mais tarde”.

Em relação à transferência de consumo de fora para dentro do lar que se tem vindo a registar ao longo dos últimos tempos, o General Manager da Mars Portugal refere que “trata-se de um produto de compra por impulso e, por isso, a nossa obrigação é criar esse impulso de compra com disponibilidade absoluta do nosso produto”.

Na “Produção”, analisamos o mercado de “Refeições Prontas”. No meio de uma crise económica, este segmento cresce e mostra uma vitalidade invejável. Por uma ou várias razões, o consumidor abraçou este género de propostas alimentares que parecem adequar-se ao estilo de vida moderno.

Também na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisou o mercado de “Peixe&Mariscos”, concluindo que, resultante das tendências de consumo, a categoria tem vindo a ganhar importância no consumo dos lares portugueses, em especial no segmento “congelados”, área onde o canal especializado ainda faz frente à distribuição moderna.

Também na “Produção”, registamos o regresso da marca Leite Colónia ao mercado nacional. Tendo-se perdido nos escaparates das drogarias, lojas dos 300 e comércio chinês, sem rumo ou estratégia definidos, a aquisição dos direitos da marca por parte de Paulo Paiva, fundador da Generis, colocou como palavra de ordem a renovação. O objectivo está traçado: tornar a marca numa referência da área de dermocosmética.

Para terminar a “Produção”, falámos com Marco Aurélio Lobo, gestor de projectos da APEX Brasil, e Silvana Gomes, gerente de negócios internacionais da Beauty Care, e do lançamento do novo plano estratégico de exportação para o biénio 2010/2011para o Beauty Care Brasil. Numa indústria que vale cerca de 28,4 mil milhões de dólares (cerca de 21,5 mil milhões de euros), Portugal é um dos mercados prioritários do projecto, definindo os seus responsáveis como meta, o aumento da notoriedade das marcas e subir as vendas em 10% até 2011.

Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a confiança dos consumidores na euro zona, as grandes decisões de compra, a literacia financeira e comportamentos financeiros de risco, a aposta no mar, as greves previstas para o mês de Maio e as exportações portuguesas.

O único artigo de opinião e João Fanha, director de Marketing da Gateway: “Congelados de alto valor na mira do furto: a importância de saber etiquetar”.

Nesta edição, destaque para os Prémios’10 Hipersuper e para a lista dos nomeados a este evento que pretendemos levar a cabo anualmente.

A votação em http://premios.hipersuper.pt/ está reservada aos profissionais registados no www.hipersuper.pt e assinantes do Jornal Hipersuper, terminando no dia 24 de Maio de 2010.

No total, são 89 nomeados para 16 categorias – existindo ainda uma 17.ª categoria (Personalidade do Ano) que será votada exclusivamente pelos membros que compõem o Conselho dos Notáveis.

As categorias no Retalho Alimentar são as seguintes: Melhor Frescos, Melhor DPH, Melhor Mercearia, Melhor Garrafeira, Melhor Marketing e Melhor Retalhista Alimentar.

No Não Alimentar, vamos premiar as seguintes categorias: Melhor Tec, Melhor Bricolage, Melhor Mobiliário, Melhor Marketing, Melhor Centro Comercial e Melhor Retalhista Não Alimentar.

Na Produção, os vencedores sairão das categorias Melhor Fabricante Alimentar, Melhor Fabricante DPH e Melhor Fabricante Não Alimentar.

A votação pertence-lhe. Por isso, VOTE!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *