FMCG Vinhos

Vinho é melhor investimento que acções

Por a 21 de Abril de 2010 as 10:20

Um estudo realizado por estudantes da Universidade de Friburgo (Alemanha) concluiu que o vinho é melhor investimento que acções. O estudo realizado por Philippe Masset e Jean-Philippe Weisskopf revela que o investimento em vinho aumenta a possibilidade de retorno do portfólio e reduz o risco, particularmente durante uma crise económica.

O estudo compara a performance do vinho (com base em resultados junto de casas leiloeiras) com as maiores companhias pertencentes ao index Russell 3000 nos últimos 13 anos.

O vinho ultrapassou as acções, principalmente, por manter o seu valor durante uma recessão e com menor volatilidade, revelando o estudo que o top dos crescimentos, desde 2005, obtiveram um retorno de 500% contra os 50% do index Russell.

“Que o vinho possui melhor comportamento num mercado volátil não deverá surpreender muitas pessoas que compreendam o vinho”, refere Weisskopf, adiantando que “se o preço do vinho baixa, basta guardá-lo até o preço começar a subir, ou bebê-lo. Isto não pode ser feito com acções”.

Os autores do estudo atribuem a performance do vinho durante a crise à relativa sobinflação do preço das acções. “Nos anos de 2000, especialmente entre 2003 e 2007, as pessoas nos mercados desenvolvidos tornaram-se cada vez mais ricas e os produtos tradicionais de investimento, como as acções, eram muito caras. Por isso, os investidores mudaram o seu dinheiro para coisas como o vinho e arte”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *