Amanhã no Hipersuper: Os nomeados dos Prémios’10
Amanhã é dia de nova edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição, destaque para os Prémios’10 Hipersuper e para a lista dos nomeados a este evento que pretendemos levar a cabo anualmente.
A votação em http://premios.hipersuper.pt/ estará reservada aos profissionais registados no www.hipersuper.pt e assinantes do Jornal Hipersuper, terminando no dia 24 de Maio de 2010.
No total, são 89 nomeados para 16 categorias – existindo ainda uma 17.ª categoria (Personalidade do Ano) que será votada exclusivamente pelos membros que compõem o Conselho dos Notáveis.
As categorias no Retalho Alimentar são as seguintes: Melhor Frescos, Melhor DPH, Melhor Mercearia, Melhor Garrafeira, Melhor Marketing e Melhor Retalhista Alimentar.
No Não Alimentar, vamos premiar as seguintes categorias: Melhor Tec, Melhor Bricolage, Melhor Mobiliário, Melhor Marketing, Melhor Centro Comercial e Melhor Retalhista Não Alimentar.
Na Produção, os vencedores sairão das categorias Melhor Fabricante Alimentar, Melhor Fabricante DPH e Melhor Fabricante Não Alimentar.
No final, existe ainda o prémio para Melhor Retalhista e Personalidade do Ano.
Esta edição do Hipersuper não se limita, contudo, aos Prémios e aos respectivos nomeados.
No “Retalho”, a Kantar Worldpanel analise o mercado “Fashion”. De acordo com os dados da consultora, o ano de 2009 foi, efectivamente, excelente para se comprar roupa, devido à descida do preço médio por peça em quase 6%, face a 2008.
Na “Produção”, destaque para o estudo da Synovate Ibéria, apresentado durante a realização da Alimentaria de Barcelona. Segundo os responsáveis deste estudo, o futuro das marcas resume-se em oito palavras: prazer, especialização, segurança, diferenciação, controlo, tradição, acessibilidade e inovação.
Ainda na “Produção”, viajámos até à sede da Henkel em Düsseldorf (Alemanha) para conhecer a nova estratégia do departamento de colas e vedantes da companhia alemã. Na conferência de imprensa ficou patente que o crescimento da Henkel terá como base os mercados emergentes, mais concretamente a China e Índia.
Na entrevista ao Vice-Presidente da Henkel Adhesives Technologies, Thomas Geitner, o responsável admitiu que “para crescer, temos de ser inovadores”, avançando ainda que “O ano de 2009 foi muito difícil e desafiante não só para nós, mas para todos”. Deixando a certeza de que a companhia alemã “não está a considerar qualquer aquisição no sector das colas e vedantes no futuro próximo”, Geitner insistiu na constante necessidade de inovação. “Temos de ser inovadores e estar à frente da concorrência, senão é essa concorrência que consegue crescer”.
Nas “Bebidas”, a crise parece ter favorecido o consumo de água da torneira. Na opinião de André Jacques, director de marketing do negócio de águas e refrigerantes da Unicer, a água engarrafada é mais um peso no orçamento familiar já de si debilitado. Destaque, também, para o lançamento das garrafas mais leves do mercado nacional, numa parceria entre a Unicer e a Logoplaste, avançando a empresa de Leça do Balio que a redução do consumo anual de PET, principal matéria-prima das garrafas de água de plástico engarrafadas, está avaliada em 248 toneladas.
Nas “Tecnologias”, trazemos duas abordagens à temática Tecnologia no Ponto de Venda. Na primeira (Segurança), os novos desafios para os retalhistas no campo da segurança residem no facto de a crise ter levado os consumidores a roubar objectos de baixo valor, sendo imperativo, além da adopção de sistemas anti-furto, analisar as tendências e adoptar medidas preventivas.
Na segunda (Gestão), optimizar os processos de negócio e aumentar as vendas não são tarefas fáceis. Mas os retalhistas têm à disposição tecnologia de ponta que ajuda a aperfeiçoar a gestão da loja.
Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Como enfrentar os desafios actuais na redução de quebras”, de Paulo Borges (Checkpoint); “Ponto de Venda 2.0, de Luís Gachineiro (Edigma); e “Soluções de protecção no ponto de venda – que tendências”, de João Fanha (Gateway).
Boas leituras!