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Vendas Auchan aumentam, mas lucros descem

Por a 14 de Abril de 2010 as 16:09

O grupo Auchan registou, em 2009, um aumento de 0,5% nas vendas face ao ano anterior, totalizando 39,671 mil milhões de euros contra os 39,484 mil milhões de há um ano.

Em comunicado emitido hoje (Quarta-feira), o grupo indica que as receitas decresceram 2,5% na Europa Ocidental, apontando”a recessão económica” como principal factor. Esta região continua a representar mais de 76% das receitas globais do retalhista francês, com o mercado doméstico (França) a pesar 47% nas contas, enquanto Espanha, Itália, Portugal e Luxemburgo representam, em conjunto, cerca de 29%.

Já a Europa Central e de Leste (Polónia, Hungria, Roménia, Rússia e Ucrânia) e Ásia (China e Taiwan) registaram um crescimento de 12,9%, apesar do impacto negativo da taxa cambial nos países europeus.

De acordo com o comunicado do grupo, “este crescimento foi impulsionado por uma expansão estável e boa performance na maioria dos mercados”, representando estes países cerca de 24% das receitas totais do retalhista em 2009 contra os 21% em 2008.

De resto, a multinacional gaulesa destaca o facto das operações internacionais terem aumentado o seu peso nas receitas globais do grupo, passando de 50% (em 2008) para 53% (em 2009).

O EBITDA, por sua vez, aumentou 3,9% para 2,348 mil milhões de euros, representando 5,9% das receitas totais, enquanto os lucros registaram uma descida de 6,5% face a 2008, totalizando no final do exercício transacto 696 milhões de euros face aos 744 milhões no final de 2008. Christophe Dubrulle, presidente do Conselho de Administração da Auchan, refere, em comunicado, que “o crescimento significativo nas receitas e EBITDA reflectem a forte resiliência do grupo Auchan. A motivação dos 243 mil funcionários, a solidez da nossa política de desconto e a firme crença na relevância do nosso negócio permitiram-nos enfrentar a crise em condições satisfatórias”.

O responsável máximo pela operação do retalhista francês adianta ainda que “iniciámos 2010 com prudência, mas com renovada confiança nos nossos objectivos e decisões estratégicas. Pretendemos manter o investimento ao mesmo nível de 2009, de modo a continuar a nossa expansão”.

Revelando, desde já, que 2010 verá a abertura de 60 hipermercados e cerca de 20 centros comerciais, Dubrulle adiantou ainda que o actual exercício será conseguida a “adaptação do modelo de negócios da Simply Market e a finalização da sua introdução em Itália”.

Quanto à operação Auchan por conceito de loja, o retalhista informa que os hipermercados (mais de 500 a nível mundial) foram os que obtiveram a maior fatia das receitas, ascendendo a 31,7 mil milhões de euros, correspondendo a uma subida de 0,9% face a 2008.

Já os supermercados, num total de 739 lojas, incluindo 626 unidades da insígnia Simply Market, tiveram uma performance negativa, com as receitas a cair 3,2% face a 2008, totalizando 6,6 mil milhões de euros.

Finalmente, a Immochan, operação de centros comerciais do grupo, registou uma evolução de 4,9% nas vendas para 545 milhões de euros dos 297 centros comerciais que tem sob gestão, incluindo 25 sob contrato, em 12 países.

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