Destaque Ponto de Venda Tecnologia

Edigma apresenta tecnologia Displax

Por a 24 de Março de 2010 as 11:32

A Edigma, empresa portuguesa que actua no mercado da inovação e produção de tecnologias interactivas, especializada em multi-touch, multi-sense e gesture interactivity, apresentou ontem (Terça-feira) os protótipos do DISPLAX Multitouch Technology. (ver vídeo)

Esta apresentação decorreu após mostra da tecnologia na Holanda, no início de Fevereiro, onde despertou a atenção da imprensa e dos mercados internacionais, contabilizando já contactos de empresas oriundas da Europa, EUA, Ásia, Médio Oriente e América Latina e tendo iniciado conversações com diversos players.

Na conferência de imprensa que marcou a apresentação do DISPLAX Multitouch Technology, Miguel Peixoto de Oliveira, CEO da EDIGMA, admitiu que “o feedback do impacto do novo produto tem sido extraordinário, esperando que o mesmo venha a representar “mais de 50% da sua facturação a curto prazo”.

A nível interno, a EDIGMA quer utilizar o mercado português como mercado piloto, que vê como ideal para testar e dar seguimento aos contínuos desenvolvimentos e trabalho de investigação que realiza.

“Neste momento estamos aptos para integrar a tecnologia em projectos e para trabalhar com as grandes agências de publicidade, Arquitectos e empresas industriais, de forma a explorar todas as potencialidades que esta tecnologia permite”, referiu Miguel Peixoto de Oliveira.

A inovação mundial do DISPLAX Multitouch Technology consiste na capacidade de tornar qualquer superfície plana ou curva num ecrã multi-toque e serve os mais diversos sectores de actividade e mercados, desde as telecomunicações à saúde, museus, shoppings, retalho e concept stores e até em estações aeroespaciais e aeroportos.

Entre as vantagens do DISPLAX Multitouch Technology reponsável da empresa enumerou as novas formas de interacção com conteúdos, representando um avanço em relação ao rato, da mesma forma que o rato o foi em relação ao teclado; propensão para ambientes de trabalho colaborativos, ou seja, várias pessoas a utilizarem e interagirem com o mesmo interface e conteúdos em simultâneo; e compatibilidade com Software da Microsoft, Apple e Linux; integração em televisores LCD, permitindo a transformação dos ecrãs convencionais em ecrãs interactivos multi-toque, entre outras.

A comercialização do DISPLA Multitouch Technology deverá ter início no terceiro trimestre e a estratégia definida para o modelo de negócio vai apostar, numa primeira fase, na venda directa em Portugal e Espanha, em simultâneo com a utilização da rede internacional de distribuidores da EDIGMA, que estuda a possibilidade de, numa segunda fase, vir a licenciar a tecnologia ou a propriedade intelectual a terceiros para integração nos seus produtos.

Refira-se que a empresa submeteu, em finais de 2009, o pedido de registo de duas patentes, com o objectivo de assegurar todos os direitos decorrentes da investigação e dos desenvolvimentos consequentes, tendo em vista não só a protecção da tecnologia presente no dispositivo controlador que permite a detecção de múltiplos toques, mas também da tecnologia sensível ao sopro, capaz de medir a intensidade e direcção do fluxo de ar.

A tecnologia DISPLAX Multitouch Technology consiste na aplicação de nanofios capazes de tornar qualquer superfície não condutora, plana ou curva, opaca ou transparente, incluindo superfícies de vidro, plástico e madeira, num ecrã multi-toque, permitindo múltiplas soluções e aplicações transversais aos mais diversos sectores de actividade e mercados.

O carácter inovador desta tecnologia distingue-se pela possibilidade de detecção, com precisão, de até 16 dedos (toques) em simultâneo em ecrãs de grandes dimensões, até 135 polegadas.

É também a primeira tecnologia a nível mundial sensível ao sopro (airflow detection), através da capacidade de medição da intensidade e direcção do fluxo de ar, e o seu desempenho não é afectado por condições adversas de luminosidade.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *