Bebidas

Vendas de bebidas na Irlanda desce para nível de 1990

Por a 23 de Março de 2010 as 14:00

De acordo com os números avançados pela Drinks Industry Group of Ireland (DIGI), um em cada seis empregos no sector de bebidas alcoólicas na Irlanda foi perdido desde que o país entrou em recessão, representando cerca de 15.000 empregos nos últimos 18 meses.

O pouco poder de compra dos consumidores, perda de negócios para a Irlanda do Norte e menos visitas de turistas foram as principais causas para esta quebra no consumo de bebidas alcoólicas na República da Irlanda, caindo os níveis de consumo para os registados no início da década de 90 do século passado.

“Tal como previsto, 2009 foi pior do que 2008 para as vendas de bebidas alcoólicas e o consumo na Irlanda, correspondendo a pior ano para a indústria”, referiu Kieran Tobin, chairman da DIGI ao just-dirnks.com.

Em volume, as vendas caíram 9% em 2009 face a 2008, ano em que já tinham caído 6%. A DIGI prevê uma nova quebra de 5% para 2010, com o ontrade a continuar a ser o mais atingido.

“Com mais esta previsão de quebra, é difícil ser optimista em relação ao futuro imediato para a indústria das bebidas alcoólicas”, admite Tobin.

Solicitando ao governo irlandês uma redução nos impostos sobre o álcool em 20%, o chairman da DIGI referiu ainda que “esta redução viria na sequência de uma baixa nos preços durante todo o ano de 2009.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *