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Amanhã no Hipersuper: O caminho internacional da Sonae

Por a 23 de Março de 2010 as 21:00

Amanhã é dia de nova edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos os resultados de 2009 da Sonae. No exercício em que o grupo liderado por Paulo Azevedo registou um crescimento de 5,8% nas receitas, sendo a operação retalhista responsável por mais de 4,2 mil milhões de euros da facturação, o CEO do grupo, deixou certo que o caminho é internacional.

A apresentação dos resultados do grupo, indicou um aumento do volume de negócios de 6 e 22% para a Sonae MC e Sonae SR, respectivamente, ficando, também, patente a importância da marca própria da insígnia alimentar que representa já ¼ das vendas de Fast Moving Consumer Goods (FMCG).

Admitindo que a entrada no mercado angolano deverá acontecer “mais cedo do que o esperado”, ou seja, ainda no decorrer de 2010, Paulo Azevedo destacou ainda o Brasil como uma das grandes prioridades para a Sonae SR, não especificando se a Sonae MC poderá acompanhar o negócio dos centros comerciais.

Na “Produção”, entrevistámos Luís Santos, director de Marketing da Sovena, que admitiu: “somos os maiores responsáveis por voltar a fazer de Portugal um grande exportador de azeite”.

Pouco antes da conclusão do negócio que coloca nas mãos da Sovena mais 5.200 hectares de olival no Alentejo, depois da compra do Projecto Terra ao grupo espanhol SOS, a Sovena mudou a imagem do azeite Oliveira da Serra, no que Luís Santos apelida do “mais importante projecto de investimento de agricultura em Portugal”.

Também na “Produção”, viajámos até Serpa para conhecer a Paladares Alentejanos, empresa que andou a pesquisar como os antigos faziam enchidos e aplicou este saber à escala industrial.

A Kantar Worldpanel analisa, nesta edição, o mercado de IV Gama. De acordo com a consultora, os produtos frescos perecíveis representaram, em 2009, 32% do gasto total feito pelos lares em produtos de grande consumo.

O penúltimo artigo para a “Produção” dá conta da importância da embalagem e do facto de estas terem entrado no dia-a-dia de qualquer super, hiper, loja tradicional ou lar de consumidor. Certo parece ser também o facto de os consumidores valorizarem cada vez mais as embalagens fáceis de agarrar e transportar, além de apontarem a sua reciclabilidade como factor determinante na compra de um produto.

Para finalizar a “Produção”, damos a conhecer a única marca verde certificada na categoria de higiene caseira em Portugal e que está a piscar o olho à Sonae MC e Jerónimo Martins. Entrar numa destas cadeias seria, para os responsáveis da F.Lima, “meio caminho andado” para a concretização do objectivo: democratizar a L’Arbre Vert.

Na “Logística” damos a conhecer alguns dos tópicos que 900 executivos e gestores de topo tentaram adivinhar para o mundo económico daqui a 10 anos e entrevistámos o director Ibérico Administrativo-Financeiro de Transportes da Luís Simões, Pedro Ventura, empresa que recentemente implementou um novo sistema de facturação electrónica que permite pagar aos fornecedores em sete dias.

O único artigo de opinião desta edição do Hipersuper fica a cargo de Pedro Nunes (Hays): “A crise dos quadros médios”.

Boas leituras!

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