FMCG Vinhos

Mercado do vinho alemão manteve-se estável em 2009

Por a 19 de Março de 2010 as 10:28

De acordo com o mais recente relatório do Instituto Alemão do Vinho, e enquanto muitos mercados foram afectados pela crise económica, a Alemanha não sentiu esta crise no mundo dos vinhos. Baseando-se num estudo efectuado pela GfK, grossistas, retalhistas, discounts, garrafeiras e produtores (venda directa) registaram um aumento de 1,2% nas vendas, em valor, no mercado doméstico no ano 2009 face ao ano anterior.

Este crescimento vem na sequência do aumento registado já em 2008 (+2,2%) e 2007 (+1,2%), apesar dos dados indicarem uma quebra nos números em volume, tendo as vendas decrescido 1,5%.

Monika Reule, directora-geral do instituto, referiu ao Beverage World que “no computo geral, tivemos um ano bastante estável nas vendas de vinho. As alterações nos hábitos de consumo tiveram um papel fundamental, na medida em que se verificou uma clara transferência de consumo de fora para dentro do lar”.

O volume das vendas de vinho alemão, em 2009, foram ligeiramente mais fracas que a globalidade do mercado. Embora os vinhos alemães tenham caído 4,5%, em volume, as vendas, em valor, mantiveram-se estáveis, graças a lucros maiores.

Reule aponta para o facto de “o preço médio do vinho alemão nas lojas do retalho foi de 2.81 euros, correspondendo a um aumento de 14% face ao ano passado”.

Quanto aos vinhos vendidos directamente pelos produtos e lojas especializadas, o instituto refere que o preço médio ronda os 5,65 euros por litro. A responsável do instituto admite que “dado o alto número de vinhos disponíveis – alemães e estrangeiros – o mercado é muito sensível ao preço e é altamente concorrencial. Por isso, os ajustamentos de preço podem levar a uma descida nas vendas”.

Os produtores alemães continuam a possui a maior quota do mercado, com cerca de 54%, em volume, e 48%, em valor, apesar destas números indicarem um decréscimo de 1% face ao ano anterior.

França e Itália continuam a ser os principais países de vinhos importados, ocupando a segundo e terceira posição, respectivamente. Os dados mostram que os vinhos franceses italianos possuem cada uma quota de 13%, em volume e valor, enquanto Espanha aparece em quarto lugar com 6% do mercado e os néctares do Novo Mundo com 5%.

Em relação aos tipos de vinho, os dados mostram que a grande expansão dos vinhos tintos parece estar a abrandar, embora mantenham 51% das vendas totais de vinhos na Alemanha, em 2009, correspondendo a uma descida de 2% face aos “concorrentes brancos. Globalmente, 40% de todas as compras de vinho efectuadas na Alemanha são de vinho branco, enquanto o rosé mantém uma quota de 9%.

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