Distribuição

Inditex sobe receitas com forte impulso das operações internacionais

Por a 18 de Março de 2010 as 13:46

O grupo espanhol Inditex registou um aumento de 7% nas vendas de 2009 face ao ano anterior, totalizando 11,08 mil milhões de euros.

Segundo informa o grupo espanhol detentor de marcas como Massimo Dutti e Zara, as receitas das operações internacionais foram responsáveis por 68% da facturação total, contra os 66% de há um ano. Só o mercado asiático foi responsável por 12,2% do total das receitas, face aos 10,5% de 2008.

Os lucro da Inditex subiram, por sua vez, 5% para os 1,31 mil milhões de euros.

O grupo espanhol terminou o exercício de 2009 4.607 lojas em 74 países, depois de ter aberto 343 lojas ao longo do último ano. Em linha com a estratégia de internacionalização do grupo, 98% das novas aberturas aconteceram em mercados internacionais, tendo inaugurado pontos de venda em 46 países ao longo de 2009, expandindo a operação, principalmente, para nos mercados europeus e asiáticos.

Só na Europa, a Inditex abriu 37 novas lojas na Rússia e mais 34 na Polónia, enquanto na Ásia foram inauguradas 41 lojas na China, 12 na Coreia do Sul e 10 no Japão.

Para 2010 já estão definidos novos mercados de expansão, apostando o grupo espanhol em países como o Cazaquistão e Bulgária, encontrando-se em cima da mesa também a possibilidade do lançamento da loja online da Zara a coincidir com a estação Outono/Inverno, definindo o grupo países como França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Reino Unido como os primeiros a receber a loja virtual.

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