Destaque FMCG Marcas

Lactalis compra Puleva Food por 630 milhões

Por a 10 de Março de 2010 as 12:30

O grupo francês Lactalis terá chegado a acordo com a Ebro Puleva para a compra o negócio lácteo – Puleva Food – por um valor a rondar os 630 milhões de euros, informou recentemente a multinacional gaulesa em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhol.

Pelo caminho ficou a Leche Pascual que, em junção com um fundo de capital de risco, era uma das favoritas para a corrida e preferida pelo governo de Zapatero.

A compra por parte da Lactalis é no valor equivalente a 9,4 vezes o EBITDA da Puleva Food no último exercício de 2009 (67 milhões de euros).

Fontes do mercado referiram à imprensa espanhola que o alto preço obtido pela Ebro Puleva fará com que a empresa possua agora recursos para potenciar os negócios estratégicos (massas e arroz), passando também a poder analisar novas operações corporativas no campo das soluções culinárias, como refeições prontas. A imprensa espanhola avança mesmo que a Ebro Puleva está a ultimar um novo plano estratégico para 2012, tendo em conta o encaixe financeiro que receberá pela venda da Puleva Food.

O CEO da Lactalis em Espanha, Aurelio Antuña, salientou que, “com esta operação, a Lactalis se converte no N.º 1 na categoria de leites especiais e no segundo player no mercado total de leite”. A Lactalis adquire, assim, uma facturação superior a 1,2 mil milhões de euros anuais, além de 12 fábricas e cerca de 2.700 funcionários.

As cooperativas agro-alimentares e organizações agrárias Asaja, COAG e UPA já se mostraram expectantes em relação a este negócio, declarando à agência EFE que “esperam que a companhia francesa aposte no sector lácteo espanhol”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *