32% dos detentores de e-commerce têm menos de 35 anos
Um estudo Oxatis adianta que 32% de todo o e-commerce mundial é detido por pessoas com idades inferiores a 35 anos. Homens e mulheres têm, contudo, motivações diferentes para iniciar o e-commerce.
Victor Jorge
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
Um recente estudo da Oxatis, empresa europeia que estuda as vendas na Internet, revela que o e-commerce representa uma oportunidade para a criação de emprego e expansão internacional. Esta é uma das principais conclusões do “e-Commerce Study”, realizado pela Oxatis que adianta ainda que 32% de todo o e-commerce mundial é detido por pessoas com idades inferiores a 35 anos, não detendo a maioria qualquer experiência profissional neste campo, mas que vêem no comércio através da Internet uma oprortunidade para vencer as actuais dificuldades económicas.
A Internet é vista como um mercado em expansão e, apesar do comércio electrónico ainda ser visto por muitos utilizadores com alguma desconfiança, existem cada vez mais empresários que pretendem acelerar o crescimento do seu negócio, utilizando a World Wide Web.
O estudo indica ainda que nem todos os detentores de comércio online utilizam o e-commerce como ferramenta secundária, destacando a Oxatis que 50% dos inquiridos admitiram ser este o canal principal de comercialização dos seus produtos e serviços, contra os 30% registados em 2008.
Quanto ao perfil do detentor do e-commerce, o estudo revela que os empresários são cada vez mais jovens, salientando que, em apenas um ano, a percentagem dos detentores de negócios na Internet com idade inferior a 35 anos passou de 24 para 32%. “Estes dados demonstram que que se trata de um sector acessível, mesmo que o empresário não possua muita experiência neste campo. Verifica-se, no entanto, que os empresários têm conseguido focar o conhecimento e desenvolver as lojas virtuais num curto espaço de tempo”, conclui o estudo.
Outro dado curioso do estudo é que o número de mulheres dedicadas ao negócio na Internet tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, representando actualmente já 39% do total.
A análise feita pela Oxatis mostra que as principais motivações para o e-commerce, em 2009, foram de natureza económica (53%). 51% dos inquiridos revelaram que as suas lojas virtuais tiveram um impacto positivo no volume de negócios das lojas físicas, estimando 22% que esse crescimento foi igual ou superior a 25%.
As motivações apontadas por homens e mulheres são, contudo, diferentes, no que toca ao início de um negócio na Internet. Enquanto os homens referem a estratégia, eficiência e desenvolvimento como principais factores, as mulheres indicam a possibilidade de trabalhar a partir de casa e a flexibilidade horária como principais motivações.
Os resultados do estudo mostram ainda que o comércio electrónico é uma oportunidade para desenvolver e criar emprego, já que 22% de todos os detentores de e-commerce admitem expandir o negócio a nível internacional e 30% possuem planos para contratar pessoas.