FMCG Marcas

Starbucks serve café 100% Comércio Justo

Por a 3 de Março de 2010 as 9:20

Depois de um lançamento de sucesso no Reino Unido, todas as lojas Starbucks espalhadas pela Europa, começam a servir em todas as bebidas com base em Espresso, café com certificação 100% Comércio Justo e com o selo Starbucks Shared Planet.

A Starbucks é já o maior comprador de Café de Comércio Justo do Mundo e o facto de agora servir Café Espresso certificado na Europa, Médio Oriente e África, contribuirá para um crescimento social anual estimado em 2.600.000 euros que irá permitir que pequenos agricultores de café invistam nas suas comunidades.

Rob Cameron, CEO da Fairtrade Labelling Organizations International (FLO,) afirmou que a Starbucks está realmente “a marcar o ritmo da indústria do café usando a sua dimensão global para fazer o bem. Este passo irá expandir o alcance do Comércio Justo e aprofundar o impacto em dezenas de milhares de agricultores que estão no coração do sistema de Comércio Justo. Agora e mais do que nunca, os agricultores necessitam desta prática e mesmo sendo estes tempos difíceis em termos económicos, as pessoas mantêm-se fiéis aos seus valores éticos e ao Comércio Justo”.

“Em 2009, Starbucks comprou mais de 18 milhões de kilos de café certificado Comércio Justo e alcançou o seu objectivo de duplicar todos os anos as suas compras provenientes desta prática”, salienta Buck Hendrix, presidente da Starbucks Europa, Médio Oriente e África. “Os nossos clientes podem agora desfrutar de um Espresso 100% certificado todos os dias, e ser catalisadores de uma mudança positiva nas comunidades de produção de café, fazendo-o ao mesmo tempo que saboreiam o seu café Starbucks de sempre”.

“Starbucks sempre se comprometeu com responsabilidade corporativa, social e ética, e este é um marco na nossa parceria com o Comércio Justo há mais de uma década.”, refere Álvaro Salafranca, director-geral da Starbucks Espanha e Portugal. “Café Espresso 100% certificado foi um passo significativo para expandir essa relação em benefício dos agricultores”.

Segundo Luis Rocha e Mello, director de Operações da Starbucks Portugal, “usar café 100% certificado no nosso Espresso é apenas um dos aspectos do nosso trabalho conjunto. Estamos também a partilhar o nosso conhecimento e as melhores práticas em responsabilidade social e ética, com visa a melhorar a vida dos agricultores bem como garantir a disponibilidade de um café da melhor qualidade. Desde inspecções às quintas a programas que ajudam os agricultores a melhorar a qualidade do café e a sustentabilidade ambiental, bem como iniciativas de empréstimos – o trabalho é extensivo e certamente que não irá começar e acabar com um selo Comércio Justo nos nossos copos”.

Carlos Vargas Leiton, gestor Financeiro da Coopetarrazú, uma organização de 2.600 agricultores na Costa Rica, refere, por sua vez, que “temos uma longa e bem sucedida história de negócio com a Starbucks e acolhemos a sua crescente colaboração com o Comércio Justo. Iremos beneficiar de valores mínimos garantidos de comércio Justo de modo a podermos planear o futuro com mais confiança. Iremos investir em programas sociais e ambientais com vista a melhorar a vida dos nossos membros e comunidades, bem como saúde e educação, com impacto directo em mais de 50 mil pessoas”.

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