Distribuição

Vendas a retalho no Brasil deverão aumentar 9% em 2010

Por a 26 de Fevereiro de 2010 as 9:24

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) prevê um crescimento de 9% nas vendas reais do sector retalhista, em 2010. As previsões consideram o aumento da massa salarial e a expectativa do governo federal de criar dois milhões de empregos em 2010.

“Há uma série de factores neste ano que vão elevar as vendas dos supermercados, como a retoma dos empregos na indústria. Além disso, existe o facto de estarmos num ano de Copa do Mundo, que deve incrementar o comércio. Não podemos esquecer também as eleições. O governo irá acelerar os investimentos para concluir algumas obras”, ressaltou Sussumu Honda, presidente da Abras, ao Globo.

O responsável pela Abras ainda destacou a nova classe C, que acabou de migrar da classe D, detentora de um grande potencial de consumo, além da ascensão social das classes D e E, “que devem aumentar a compra de bens de consumo não-duráveis, como os alimentos”.

As vendas reais do sector retalhista brasileiro registaram, em Janeiro de 2010, uma quebra de 21,74% em relação a Dezembro do ano passado. Apesar disso, o resultado negativo reflecte os efeitos da sazonalidade, já que o consumo no final de ano sempre é alto.

A Abras refere que, “em valores nominais, ocorreu no mês passado um recuo de 20,96% no confronto com o último mês de 2009 e um crescimento de 13,55% em relação ao mesmo mês do ano anterior”.

A associação também analisou no mês passado o custo de 35 produtos com grande consumo. A batata (21,35%), o açúcar (4,62% ) e o leite (2,73%) foram os principais responsáveis pelo crescimento de 0,89% do custo desta cesta de produtos em Janeiro ante Dezembro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *