FMCG Marcas

Criação de mercado de futuros para regular preços lácteos em debate

Por a 24 de Fevereiro de 2010 as 12:39

Os países da União Europeia (UE) estudaram ontem, numa reunião de peritos, a possibilidade de criar um mercado de futuros para fixar o preços dos produtos lácteos, como medida contra futuras crises.

O Grupo de Alto Nível sobre o sector lácteos – formado por peritos dos 27 países da Comissão Europeia (CE) – voltou-se e reunir para discutir a ideia de estabelecer um sistema de futuros no caso do leite, muito semelhante ao que já existe para outros produtos como o açúcar ou o petróleo.

Os mercados de futuros funcionam mediante os contratos para o fornecimento de matérias-primas ou activos financeiros num prazo de entrega futuro determinado previamente.

Os 27 países estudam, assim, este tipo de regime avançando que seria útil para reforçar a transparência e prevenir os problemas da volatilidades dos preços, examinando também quais as condições necessárias para que este mercado funcione com eficácia.

O Grupo de Alto Nível foi criado com o objectivo de estudar soluções a longo prazo, face à crise vivida pelo sector lácteo devido à baixa de preços. Este mesmo grupo apresentará, em Junho deste ano, um relatório com as conclusões dos seus trabalhos.

De referir que na reunião de ontem, os países da UE também abordaram o vínculo entre as regras sobre a concorrência e a Política Agrícola Comum (PAC). O novo comissário europeu para a Agricultura, Dacian Ciolos, mostrou recentemente a intenção de estudar a viabilidade de modificar as regras de concorrência para garantir uma melhor repartição das margens entre os agentes da cadeia alimentar (produtores, indústria, distribuição e consumidores).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *