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Ben&Jerry’s assume Compromisso a 100% com Comércio Justo

Por a 23 de Fevereiro de 2010 as 12:47

A Ben&Jerry’s anunciou recentemente o compromisso em adoptar políticas de Comércio Justo em todo o seu portfolio de sabores. Do Chocolate Fudge Brownie ao Chunky Monkey, todos os sabores dos países europeus onde a Ben&Jerry’s está presente, serão confeccionados com base em ingredientes certificados de Comércio Justo, até ao final de 2011.

A Ben&Jerry’s foi a primeira marca de gelados do Mundo a utilizar ingredientes certificados de Comércio Justo, tendo começado a fazê-lo em 2005, preparando-se, actualmente, para se tornar também na primeira marca de gelados a adoptar um compromisso de Comércio Justo desta dimensão, em toda a sua gama.

Um dos fundadores da marca, Jerry Greenfield, salienta que ”o Comércio Justo consiste em assegurar que todas as pessoas recebem a sua parte do todo, de forma justa. O conceito global de Comércio Justo remonta ao núcleo dos nossos valores e à nossa capacidade de distinguir o que está certo do que está errado. Ninguém quer comprar algo que foi feito a partir da exploração de outras pessoas.”

Dando este passo, a Ben&Jerry’s compromete-se a que todos os ingredientes que possam ser obtidos através de politicas de Comércio Justo, agora ou no futuro, sejam apenas utilizados pela marca se forem certificados como tal. Globalmente, este processo envolve a conversão de mais de 121 pedaços e remoinhos, feitos à base de onze ingredientes diferentes, entre os quais cacau, banana, baunilha e frutos secos. Com este compromisso, a Ben&Jerry’s vai trabalhar com diversos parceiros de Comércio Justo, envolvendo mais de 24.000 agricultores.

Rob Cameron, presidente da Fairtrade Labelling Organizations International (FLO) deu os “parabéns à Ben&Jerry’s pela dimensão e profundidade deste compromisso em tornar todos os seus gelados em gamas de Comércio Justo”. Segundo o mesmo, “combater a pobreza e promover uma agricultura sustentável através do comércio pode não ser fácil, mas vale sempre a pena. Tanto a Ben&Jerry’s como todos os envolvidos no movimento pelo Comércio Justo acreditam que as pessoas podem divertir-se ao se assumirem contra a injustiça e a pobreza, enquanto desfrutam de um best-seller Ben&Jerry’s, como o Phish Food ou o Chocolate Fudge Brownie. Não é uma boa ideia?”

Os agricultores que vendem produtos certificados têm mais lucros, o que lhes permite permanecer nas suas terras e manter o seu negócio. O Comércio Justo possibilita ainda que reinvistam nas suas quintas, famílias, comunidades e no seu futuro. Os agricultores que aderem ao Comércio Justo utilizam práticas de cultivo sustentáveis.

Em Portugal, a relação da Ben&Jerry’s com as Associações de Comércio Justo é muito próxima no sentido de divulgar esta prática, sensibilizando todos os portugueses para a importância de se pagar o preço justo pelos produtos que adquirem. Segundo Miguel Pinto, presidente da Equação, Cooperativa de Comércio Justo, “existe uma crescente preocupação pelas questões do consumo responsável e condições de produção das matérias-primas nos países mais pobres”. Dá como exemplo “o reconhecimento do movimento do Comércio Justo pelas instituições políticas europeias (seja pela produção de legislação comunitária, que atribui a esta prática um papel fundamental como instrumento de combate à pobreza e cooperação para o desenvolvimento, seja pela criação de linhas de financiamento para projectos de educação)” e a “adesão de várias entidades do sector público (autarquias, universidades, etc.) aos princípios e boas práticas que defendemos”.

Miguel Pinto considera que “o compromisso assumido por empresas como a Ben&Jerry’s insere-se nesta linha de acção e representa uma vitória de todos aqueles que sempre acreditaram que um outro mundo é possível”.

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