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Grandes e pequenos electrodomésticos contrariam tendência negativa

Por a 19 de Fevereiro de 2010 as 9:00

No quarto trimestre, o mercado português de produtos tecnológicos – electrónica de consumo, fotografia, pequenos e grandes electrodomésticos, telecomunicações, tecnologias de informação e equipamento de escritório – caiu 5,3% face ao período homólogo. Os grandes e pequenos electrodomésticos são a excepção, com uma variação positiva de 1,8 e 2,8%, respectivamente, avança a consultora GfK.

Segundo o GfK TEMAX, os sectores de equipamento de escritório e tecnologias de informação sofreram quebras de dois dígitos na facturação, respectivamente 27,3% e 12,7%. Os sectores de fotografia, electrónica de consumo e telecomunicações também apresentaram variações homólogas negativas de 2,3%, 2,2% e 2,1%, respectivamente.

O mercado português de produtos tecnológicos, no quarto trimestre de 2009, gerou 804 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra na facturação de 5,3%, em relação ao período homólogo. Analisando a evolução durante o ano 2009, o volume de vendas do mercado dos produtos tecnológicos foi de 2.616 milhões de euros, resultado de uma quebra de 10,8% em relação a 2008.

Durante o período em análise, o sector de equipamento de escritório e consumíveis apresentou uma variação homóloga negativa de 27,3%, com um volume de vendas de 54 milhões de euros. Durante o quarto trimestre de 2009, registou-se uma redução na procura de impressoras e MFD, o que resultou numa quebra na facturação dos tinteiros, que são um produto complementar.

A facturação do mercado de TI continua em queda, mantendo a tendência dos períodos anteriores. No quarto trimestre do ano, o sector registou uma quebra na facturação de 12,7%, para 147 milhões de euros, salientando a consultora que, “analisando a evolução anual da facturação, pode verificar-se um pico nas vendas entre o terceiro e o quarto trimestre de 2009”.

O total da facturação do mercado de fotografia durante o período em análise foi de 32 milhões de euros, com uma quebra de 2,3%. Produtos como molduras digitais e câmaras digitais foram alvo de elevada procura durante a época festiva, resultando num crescimento da facturação destes produtos, quando analisada a evolução anual.

No quarto trimestre do ano, o mercado de electrónica de consumo caiu 2,2% face ao período homólogo, com um volume de vendas de 213 milhões de euros. Seguindo a tendência dos períodos anteriores, os LCD continuam em crescimento no mercado português. “Apesar da descida do preço médio, o segmento LED tem sido um dos drivers da variação positiva de dois dígitos deste produto, que representa mais de metade deste mercado”, refere a GfK. Outro produto que está em rápido crescimento são os auscultadores, visualmente mais atractivos e que vão apresentando melhor desempenho.

O sector de telecomunicações apresentou um volume de vendas de 120 milhões de euros no quarto trimestre de 2009, o que representa uma quebra na facturação de 2,1% face ao período homólogo. Analisando a evolução anual, os smartphones apresentaram uma tendência positiva face ao mesmo período do ano passado, com forte crescimento em unidades e facturação e com um preço médio cada vez mais baixo.

O sector dos grandes electrodomésticos apresentou uma performance positiva de 1,8% para 165 milhões de euros, no quarto trimestre de 2009. Produtos como máquinas de lavar, frigoríficos/combinados, congeladores/arcas e as placas de cozinha registaram variações positivas durante o período em análise. As máquinas de secar roupa, devido ao clima chuvoso, estiveram em rápido crescimento, com variações positivas de dois dígitos.

Finalmente, o sector dos pequenos electrodomésticos apresentou uma variação positiva de 2,8% e uma facturação de 72 milhões de euros no quarto trimestre de 2009. O sector continuou em rápido crescimento, com produtos como os grelhadores, ferros de engomar, torradeiras, aspiradores e os liquidificadores a registarem tendências positivas. Os produtos que se destacaram com tendências positivas de dois dígitos durante o período em análise foram as máquinas de barbear, modeladores de cabelo, fritadeiras, cuidado dental e os aparadores de cabelo.

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