Consumidores valorizam preços promocionais
Preço, promoção e valor da marca. Estas são as palavras de ordem para alavancar o negócio em tempo de crise, diz um estudo da consultora Nielsen.
As estratégias de posicionamento das empresas têm de incluir estes três itens sob pena de atrasar o regresso aos tempos áureos.
Um total de 90% das marcas analisadas pela consultora em Espanha que aumentaram ou mantiveram a quota de mercado optaram por estratégias de visibilidade, aumentaram o investimento publicitário e subiram o número de promoções, segundo o estudo.
Pelo contrário, as que retraíram o investimento em publicidade e em promoções e reduziram os preços diminuíram a posição no mercado.
O preço é um elemento-chave na decisão de compra, sobretudo o preço promocional.
Segundo o relatório da Nielsen, o comprador é ainda mais sensível ao preço promocional do que ao preço normal, mesmo que reduzido.
Os consumidores valorizam a presença das marcas e produtos nos folhetos promocionais porque lhes permite planear as compras e sentir que fazem aquisições inteligentes.
Além disso, a sensibilidade aos preços dos produtos tem “níveis semelhantes” nas marcas próprias e nas de fabricante. O que significa, conclui o documento, que os consumidores comparam os preços das diversas marcas próprias dos supermercados.