Destaque Distribuição

Sonae Distribuição moderniza imagem e simplifica designação

Por a 10 de Fevereiro de 2010 as 16:13

O projecto de criação da nova identidade corporativa da Sonae demorou mais de um ano a sair do papel.

Com 50 anos de história, a mudança exigia, por um lado, o respeito pelo património e simbologia da marca mas, por outro, a valorização dos atributos mais fortes e incorporação de novos, explica a empresa liderada por Paulo Azevedo.

Além disso, a alteração tinha que ter em conta a diversidade de negócios do grupo e até mesmo a opinião dos colaboradores e de pessoas externas à empresa.

Assim, mais de um ano depois, surgem os seis novos logótipos (ver imagem).

A mudança reflecte ainda reorganização estratégica da empresa, com a separação dos negócios do retalho em três áreas: a Sonae Distribuição (negócios do retalho alimentar) passa a designar-se Sonae MC (Modelo e Continente) e o negócio do retalho especializado ganha a designação de Sonae SR (Specialized Retail). A Sonae RP (Retail Properties) integra a gestão imobiliária do negócio do retalho.

À volta do círculo

O círculo foi o ponto de partida para a criação da nova identidade, porque sempre esteve presente nas imagens corporativas que o grupo adoptou desde 1959, associado ao conceito de união, sinergia, crescimento e dinamismo.

“Cada letra é constituída por três níveis de círculos que, quando sobrepostos, criam uma vasta possibilidade de combinações a partir da variação cromática, opacidade, espessura, entre outras variáveis”.

A campanha de divulgação da nova imagem, criada pela Ivity Brand Corp, vai estar disponível em todos os suportes de visibilidade da marca: edifícios, sinalética, pontos de venda, centros comerciais, escritórios, parques de estacionamento, entre outros.

“Lançámos hoje mais do que uma marca, um sistema adaptável, ajustável, possibilitador de criatividade e diversidade. É uma dia em que celebramos o presente com o nosso optimismo”, sublinha Paulo Azevedo, CEO da Sonae.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *