FMCG Marcas

Comissão Europeia quer acabar com intervenção no mercado

Por a 10 de Fevereiro de 2010 as 14:17

*Lusa

O comissário da Agricultura, Darian Ciolos, reuniu-se hoje (Quarta-feira) com a Eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves (PSD) a quem garantiu que os mecanismos de intervenção no mercado, incluindo do leite, passarão de regra a excepção.

“Os mecanismos de intervenção no mercado, nomeadamente no que se refere ao sector do leite, deverão ser pontuais, e não permanentes, accionados apenas no sentido de reequilibrar eventuais situações de volatilidade de preços”, refere Patrão Neves numa nota distribuída no final da reunião, classificando esta intenção como uma “má notícia” para o sector.

Ciolos recebeu a eurodeputada no próprio dia em que entrou em funções, Ciolos garantiu que a Comissão Europeia tenciona manter o regime do pagamento único, embora sujeito a condicionalidades.

Patrão Neves entregou ao comissário um relatório sobre o sector do leite em Portugal.

A eurodeputada considera que Portugal deve preparar já o sector do leite para o fim das ajudas de mercado e investir na diversificação, especialização e qualificação da produção e, por outro lado, mas sempre em paralelo, investir juntamente com o Governo da República e com o Governo Regional dos Açores, numa estratégia de combate a estas intenções que parecem estar a chegar à mesa das negociações do Conselho.

No encontro, referiu a eurodeputada, o comissário mostrou-se disponível para cooperar com o Parlamento Europeu.

A instituição passou a ter poder de co-lesgislação na área da agricultura com a entrada em vigor do Tratado de Lisboa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *