Destaque FMCG Marcas

Amanhã no Hipersuper: “Mais café nos lares”

Por a 10 de Fevereiro de 2010 as 3:00

Amanhã é dia de nova edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destacamos a análise ao mercado do café em Portugal. “Quero uma bica”. “Tire-me um cimbalino”. “Sai um café”. Estas frases podem muito bem representar as expressões mais ouvidas nos cafés e pastelarias do nosso País. Ou melhor, podiam. Os portugueses estão a perder um dos seus hábitos mais enraizados – tomar café na rua. E não é só porque é mais económico beber em casa. Mas também porque tirar café é um processo prático e rápido e a limpeza da máquina é muito fácil de fazer.

No “Retalho”, destaque para a análise aos números da Kantar Worldpanel que, já no final do ano passado, admitira que o consumo em 2009 tinha igualado o nível de 2007. A questão que se coloca é: Como será 2010? Os desafios apontados pela consultora são os seguintes: reconstruir a confiança do consumidor; lutar pela fidelização da clientela; aproveitar melhor as visitas às lojas; contrariar a espiral de promoções; e ajustar às mudanças do consumidor.

Na “Produção”, além da análise ao mercado do café, fomos a Avanca conhecer o investimento da Nestlé nesta unidade. A empresa investiu três milhões de euros na fábrica para aumentar em 60% a capacidade de produção de cereais de pequeno-almoço.

Ainda na “Produção”, a Kantar Worldpanel analisa o mercado do leite, concluindo que o consumo está estável, mas regista uma quebra em valor.

Para finalizar a “Produção”, fomos conhecer a estratégia da empresa que transformou o papel higiénico preto numa referência para os designers de todo o mundo. Tendo encerrado recentemente um ciclo de investimento avaliado em 35 milhões de euros, a Renova tem como grande aposta a internacionalização da actividade.

Nos “Vinhos”, entrevistámos Jean-Baptiste Cristini, Director de Exportações Regionais para a Laurent-Perrier, que admitiu que “o consumidor está a descobrir a diferença entre os Espumantes domésticos e o Champagne”, concluindo que”essa diferença só irá aumentar”.

Na “Logística”, visitámos a Logic, empresa constituída em 2001 e que, para 2010, espera um crescimento de 13%. Para isso, a empresa vai apostar forte na logística de material promocional de na distribuição ao domicílio.

Numa edição enriquecida com o “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com o Orçamento de Estado para 2010, o e-commerce, os preços dos produtos nacionais, a campanha da Centromarca, e o lançamento da marca “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “A crise e o retalho. Alguns apontamentos sobre o que mudou”, de Sérgio de Sena Leote (Michael Page); e “Despertador logístico – Oportunidades no seio das ameaças”, de Rita Alvito (Hays).

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *