Destaque Distribuição

Continente adopta comprovativo de compra em lota

Por a 4 de Fevereiro de 2010 as 15:55

O Continente do Colombo recebeu hoje, dia 4 de Fevereiro, o lançamento oficial do Comprovativo de Compra em Lota (CCL), passando, assim, enquanto marca no sector de retalho alimentar, a ser a insígnia pioneira na implementação do Selo CCL da Doca Pesca nas suas lojas. Este selo garante a todos os clientes que o pescado à venda nas lojas Continente é um produto controlado desde a sua origem e que traz benefícios não só para o consumidor, como para o ambiente.

O CCL é uma etiqueta referenciadora do produto de pescado fresco que identifica o mesmo como sendo proveniente da lota, referindo detalhes como a identificação da zona de captura (Atlântico Norte ou Portugal), o tipo de pesca efectuada (anzol, artesanal, cerco, arrasto), o nome comercial e o preço por quilograma.

O objectivo do Comprovativo de Compra em Lota é, segundo refere a empresa em comunicado, “contribuir para a valorização, qualitativa e quantitativa, do pescado transaccionado nas lotas do continente português. Esta valorização vai contribuir, naturalmente, para a sustentabilidade e rentabilidade do sector da pesca em Portugal, permitindo uma identificação e diferenciação do pescado das lotas junto do consumidor final”.

Nas palavras de Luís Moutinho, administrador da Sonae, “orgulhamo-nos de ser a primeira insígnia alimentar a implementar em Portugal o Comprovativo de Compra em Lota nas nossas lojas. Com a implementação deste selo os nossos clientes têm não só a garantia de qualidade do pescado, como também a informação necessária para fazer uma compra consciente e responsável”.

O que é o Pescado com Selo CCL?

É um produto controlado desde a sua origem que traz benefícios não só para o consumidor, como para o ambiente:

  • A maior parte deste pescado é capturado por embarcações nacionais a operar na costa portuguesa, exigindo menores consumos energéticos durante a captura e transporte terrestre.
  • Por outro lado, o pescado da lota é um produto capturado a pensar no futuro, que cumpre as regras de rastreabilidade exigidas por lei. Respeita também os tamanhos mínimos e a sazonalidade de cada espécie, bem como as quotas de pesca estabelecidas, preservando os stocks piscícolas.
  • Permite também identificar a zona de captura e a arte de pesca utilizada para capturar o pescado. Desta forma, o consumidor possui a informação necessária para fazer uma compra consciente e responsável.

Onde estará disponível o Selo CCL?

  • Pode ser encontrado nas grandes superfícies, nos mercados municipais nas peixarias e outros distribuidores autorizados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *