Destaque FMCG Vinhos

“Ásia é o futuro”, revela estudo divulgado pela Vinexpo

Por a 3 de Fevereiro de 2010 as 15:28

A Ásia é o futuro da indústria global do vinho e deverá registar taxas de crescimento superiores às da América do Norte, concluem os dados de um estudo divulgado pela Vinexpo, realizado pelo International Wine and Spirits Record (IWSR) .

O estudo que coincide com a realização da Vinexpo Ásia-Pacífico em 2010, prevê as tendência do mercado do vinho na região até 2013, referindo que o consumo de vinho, na Ásia, deverá crescer 25%, atingindo os 1,3 mil milhões de litros. Já no próximo ano, em 2011, o mercado da Ásia-Pacífico deverá atingir um valor de 6 mil milhões de dólares (cerca de 4,3 mil milhões de euros).

Segundo o estudo, na década de 2004-2013, o consumo de vinho na Ásia deverá chegar às 86 milhões de caixas, enquanto as estimativas apontam para que o mercado norte-americano possa crescer até às 85 milhões de caixas.

Robert Beynat, CEO da Vinexpo, refere que “a Ásia é o futuro”, adiantando ainda que “Hong Kong deverá tornar-se numa importante porta de entrada para o mercado do vinho, devido à sua localização mesmo no centro dos mercados asiáticos”.

“Quanto mais forte a economia asiática se torna, mas dinheiro disponível os consumidores têm para gastar e mais produtos quererão comprar”, conclui o responsável.

Para o final de 2010, as previsões do estudo realizado pela IWSR apontam para que Hong Kong atinja as 33 milhões de garrafas de vinho, estimando-se que 70% deste total seja de vinho tinto.

Mas também o Japão é apontado como um mercado a ter em atenção, prevendo-se um crescimento significativo do mercado nipónico, admitindo Beynat que o país terá de “ultrapassar ainda os problemas de distribuição”.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *