FMCG Vinhos

Adega de Borba investe 10 milhões para duplicar vinificação

Por a 3 de Fevereiro de 2010 as 13:04

A Adega Cooperativa de Borba vai desembolsar 10 milhões de euros para construir uma nova adega. A meta é duplicar a capacidade de vinificação.

O projecto, apoiado pelos fundos comunitários para o Desenvolvimento Rural (PRODER)  prevê a edificação de dois pólos,  um centro de vinificação de vinhos tintos e um armazém de produtos acabados , explicou à Lusa Óscar Gato, director técnico.

O responsável adiantou que este investimento corresponde “à primeira fase de um novo processo de desenvolvimento e modernização da empresa”.

Para a construção da nova adega, a cooperativa já adquiriu 14 hectares de terreno. As obras arrancam no Verão deste ano.

Actualmente, a adega tem capacidade para vinificar três milhões de quilos de uva por semana, o que se traduz numa produção de 14 milhões de garrafas por ano.

A Adega Cooperativa de Borba, que produziu no ano passado 8,5 milhões de litros de vinho, vende 85% da produção para o mercado nacional e exporta  os restantes 15% para cerca de 25 países.

A adega reúne 300 viticultores, cuja área de vinha atinge 2.100 hectares (75% uvas tintas e 25% brancas), distribuídas entre os  concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa.

Fundada em 1955, foi a primeira de um conjunto de adegas cooperativas constituídas no Alentejo.

*Com Lusa

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *