Destaque FMCG Marcas

SOS ultima venda à Sovena e Mercadona

Por a 2 de Fevereiro de 2010 as 18:14

Segundo avança a imprensa espanhola, o “Projecto Terra” está a horas de ter novo dono. O grupo SOS está a ultimar a venda de 5.000 hectares de cultivo no Alentejo a uma parceria constituída pelo grupo português Sovena, um dos líderes mundiais na produção de azeite, e o fundo de capital privado Atitlán, vinculado ao empresário Juan Roig, proprietário da Mercadona, de qual a Sovena é, aliás, um fornecedor exclusivo.

Segundo fontes próximas do processo e citadas pela imprensa espanhola, nomeadamente, o site www.cotizalia.com, “o acordo permitirá à Sovena confirmar a sua posição de produtor mundial de azeite, bem como consolidar a sua aliança comercial com a Mercadona, de quem é fornecedor e com a qual se converteu no líder do mercado espanhol de azeite, com vendas de 82 milhões de litros”.

As mesmas fontes revelaram que ontem, Segunda-feira, foi firmado um pré-acordo não vinculativo de compra entre as partes, em que a parceria entre a Sovena e Atitlán se compromete a pagar um valor próximo dos 90 milhões de euros pelos 5.000 hectares de olival, cancelando o grupo SOS, desta forma, o crédito de 75 milhões de euros que possui junto do Banco Espírito Santo (BES).

Esta alienação por parte do grupo SOS era, de resto já esperado, dado que o grupo pretende, há algum tempo, desfazer-se de alguns activos de modo a baixar a dívida que possui, indo, assim, ao encontro do programa de desinvestimento desenhado pelo banco Credit Suisse.

A SOS estava há quatro meses à espera de uma oferta interessante, tendo José Manuel Muriel, um dos administradores do grupo, juntamente com Mariano Pérez Claver, afirmado, em Setembro ao jornal Diário Jaen, que “o projecto está parado e está à venda”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *