FMCG Vinhos

Exportações de vinho espanholas em crescendo

Por a 2 de Fevereiro de 2010 as 10:02

As exportações de vinho espanholas continuaram a crescer em Novembro de 2009, pelo segundo mês consecutivo, após registar uma quebra de 16% nos preços, revelam os dados do Observatório Espanhol do Mercado do Vinho (OEMV).

No 11.º mês do ano passado, as exportações de vinhos espanhóis cresceram 12,5%, em volume, face a igual mês de 2008 alcançando 141 milhões de litros, embora, devido ao corte nos preços, o valor dessas mesmas exportações tenha caído 5,7% para 175 milhões de euros.

O OEMV destacou a recuperação registada durante o mês de Outubro e Novembro, referindo que esta provém fundamentalmente das vendas de vinhos de mesa a granel. Somente em Novembro as vendas de vinhos de mesa a granel dispararam 37% em consequência de “uma forte diminuição do preço médio de 25%”, salienta o OEMV.

Apesar deste crescimento nas exportações, em volume, durante estes dois meses, no acumulado do ano – até Novembro – Espanha mantém uma evolução negativa, com uma redução de 11% face a igual período do exercício anterior, com reduções de 11%, em volume, para 1,384 mil milhões de litros, e de 15%, em valor, para 1,568 mil milhões de euros.

Por segmento, os vinhos espumosos aumentaram vendas em 8,2%, em volume, embora registem uma descida de 3,8% no acumulado do ano, indicando, assim, a pior performance nas vendas durante os primeiros meses de 2009.

As exportações de vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC) também caíram 11%, em valor, e 13%, em volume, até Novembro, registando um aumento do preço médio de 2%.

Evolução negativa foi ainda registada pelos vinhos de mesa engarrafados, que desceram 7,6%, em valor, e 13,5%, em volume, com uma subida do preço médio de 7%.

Por mercados, o OEMV destaca que as vendas na Bélgica e Portugal se mantiveram “muito fortes”, enquanto Holanda, Rússia, Itália, Reino Unido, França e EUA, registaram quebras.

“A quebras nos preços do vinho, especialmente os de preços mais baixos, como os de mesa a granel, registada principalmente a partida do Verão, permitiu uma recuperação das exportações”, destaca o OEMV, prevendo que o ano de 2009 termine com perdas face ao ano 2008, “embora mostre sinais de recuperação”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *