Destaque Distribuição

Vendas no retalho aumentam em Dezembro

Por a 29 de Janeiro de 2010 as 14:54

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, aumentaram, em Dezembro de 2009, 1,7% face a igual período de 2008 (-2,3% em Novembro). Excluindo do índice agregado o comércio de combustíveis, esta variação situou-se em 4,3%, (-0,6% no mês anterior), revela o INE.

De referir porém que, em termos nominais, com valores também corrigidos dos efeitos de calendário e da sazonalidade, a variação homóloga do índice total foi nula.

Os agrupamentos de comércio de produtos alimentares e comércio de produtos não alimentares, apresentaram aumentos das suas taxas de variação homóloga, de 6,2 p.p e de 2,1 p.p., respectivamente, de Novembro para Dezembro. As taxas de variação destes agrupamentos no mês de referência foram de 6,2% e -2,1%, pela mesma ordem. A variação homóloga do comércio de produtos não alimentares excepto combustível foi de 2,2% (-1,3% no mês anterior).

Já em relação ao 4.º trimestre de 2009, o INE refere que a variação homóloga do índice agregado foi de -0,7% (-1,3% no trimestre anterior).

A variação mensal das vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, situou-se em -2,9% (-0,5% em Novembro).

O comércio de produtos alimentares apresentou uma variação negativa de 2,3% (-1,2% em Novembro), enquanto o comércio de produtos não alimentares registou uma variação de -3,4% (nula no mês anterior).

A variação média nos últimos doze meses do índice agregado foi de -1,9%, 0,6 p.p. superior à variação registada em Novembro.

Em relação ao emprego no comércio a retalho diminuiu 2,5%, em termos homólogos, taxa superior em 0,7 p.p. à observada no mês anterior.

O comércio de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga de 0,5% (-1,3% no mês anterior), enquanto no comércio de produtos não alimentares esta variação foi de -4,8% (-4,7% em Novembro).

A variação mensal do emprego no comércio a retalho foi de 0,2% (-0,5% em Dezembro de 2008). O agrupamento de produtos alimentares apresentou uma variação mensal de 0,2% (-1,7% em Dezembro de 2008) e o de produtos não alimentares de 0,3% (igual à verificada em Dezembro do ano anterior).

A variação média dos últimos doze meses fixou-se em -3,3%, 0,4 p.p. inferior à variação registada em Novembro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *