Destaque Ponto de Venda Tecnologia

Guerra à vista pelo iPad

Por a 29 de Janeiro de 2010 as 10:21

Dois dias depois de Steve Jobs, CEO da Apple, ter apresentação a última inovação da companhia norte-americana – iPad – adivinha-se já uma guerra pelo nome utilizada para o tablet da empresa da maçã.

Tudo porque existem várias outras empresas com o registo de marca “iPad”, como, por exemplo, a Fujitsu (Japão) ou a STMicroelectronics (maior fabricante de chips da Europa). Também a Simens e a Coconut Grove Pads registaram este nome para produtos seus.

A STMicro já admitiu “estar a estudar a situação”, diz o Financial Times, não tendo ainda decidido que acções tomará. Já a Fujitsu refere que “a companhia tem conhecimento da apresentação do iPad da Apple e a possível infracção em relação à nossa marca”, adiantando ainda ao diário norte-americano que “estamos a discutir a nossas opções com os nossos conselheiros de registo de marcas”.

Embora as disputas por marcas registadas raramente previnam o lançamento de produtos ou alteração de nome, caso a Apple não consiga contrariar a Fujitsu ou demonstrar que os dois produtos não geram confusão, a empresa de Jobs poderá ver-se obrigada a comprar os direitos à empresa japonesa.

O iPad da Fujitsu possui um ecrã de 3,5′, um processador Intel e sistema operativo da Microsoft, suportando tanto ligações Wi-fi como Bluetooth. Já o iPad da STMicro é menos confundível com o produto da Apple, já que se trata de chips utilizados para vários produtos, desde automóveis, a máquinas de lavar, até telemóveis.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *