Veículos

Volvo Trucks testa camiões a diesel alimentados a gás

Por a 27 de Janeiro de 2010 as 11:52

Em Fevereiro, a Volvo Trucks dará início a testes de motores diesel alimentados a gás metano. A tecnologia será testada em operações comerciais, em conjunto com vários clientes suecos. “Estamos a fazer isto para podermos disponibilizar no mercado uma combinação superior de propriedades ambientais, eficiência energética, facilidade de condução e baixos custos de manutenção”, revelou Gunnar Ekwall, gestor de produto para a Volvo Trucks na região nórdica.

À medida que a rede de estações de biogás continua a crescer em vários países, existe cada vez mais interesse em veículos alimentados a gás de melhor qualidade. Com a tecnologia única que a Volvo Trucks desenvolveu, o motor a diesel passa a poder funcionar com uma mistura de gás metano (LNG ou CNG) e gasóleo. Como resultado, os benefícios do gás metano conjugam-se com a maior eficiência (cerca de 35%) do motor de ciclo diesel quando comparado com um motor de ignição por vela (ciclo Otto).

O camião consumirá assim menos energia do que um camião convencional a gás, equipado com um motor de Ciclo Otto.

“Para além do baixo consumo de energia, a tecnologia a metano permite também mais fiabilidade e menores custos de manutenção. Para além disso, o condutor pode sempre continuar a conduzir só com gasóleo, se não houver gás disponível. Isto torna-o uma alternativa prática e realista para muitos clientes, mesmo em locais onde as infra-estruturas de distribuição de gás não estão ainda completamente operacionais,” explica Gunnar Ekwall.

A tecnologia da Volvo Trucks de gás metano e diesel tem, segundo o construtor, como pontos fortes: “menos 25% de consumo de energia quando comparado com um motor a gás tradicional; a mesma potência e facilidade de condução de um camião diesel normal; a utilização de dois combustíveis permite continuar a viagem usando apenas diesel se o gás acabar – uma característica útil até que a rede de distribuição de gás esteja totalmente desenvolvida; a grande eficiência do motor, combinada com a opção de usar tanques de gás líquido (GNL), torna esta tecnologia uma opção viável para transportes de maior curso”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *